Política

Tragédia Mar Grande: vítimas, familiares e órgãos públicos discutem segurança no transporte marítimo

Gilberto Junior
Abertura de Comissão Especial de Inquérito ainda será votada na Câmara de Salvador  |   Bnews - Divulgação Gilberto Junior

Publicado em 15/09/2017, às 19h55   Juliana Nobre


FacebookTwitterWhatsApp

Após 22 dias de uma tragédia que marcou a vida de 120 pessoas, dentre elas os familiares de 19 mortos, uma audiência pública debateu, na tarde desta sexta-feira (15), situação da segurança no transporte marítimo da travessia Salvador - Mar Grande. A iniciativa é da Comissão Especial Temporária dos Direitos dos Consumidores, da Câmara de Salvador.

De acordo com a presidente do colegiado, Rogeria Santos (PRB), a discussão foi baseada nas melhorias do serviço prestado, contudo as cobranças tomaram conta do debate, como um sistema ineficiente, falta de fiscalização da Agerba. 

Familiares dos mortos no acidente também reclamaram da falta de assistência dos órgãos estaduais, responsáveis pela travessia. Por isso, Para que os direitos das famílias das vítimas sejam garantidos, uma ação da Defensoria Pública foi responsável pelo bloqueio dos bens da empresa CL Transporte Marítimo. Além disso, foi solicitado à Justiça o bloqueio de 20% da renda tarifária para o mesmo fim.

CEI

A Comissão Especial de Inquérito (CEI) para investigar a Agerba, de autoria do vereador Kiki Bispo (PTB) já tem assinaturas e aguarda votação para autorizar a abertura das investigações. Ao BNews, o petebista afirmou que na próxima semana deve se reunir com o presidente do Tribunal de Contas do Estado, Inaldo da Paixão, para pedir celeridade na auditoria dos contratos da Agerba. 

Com a presença de moradores e associações de Vera Cruz, a audiência contou as participações de Alexandre Lopes, diretor-geral da Coordenadoria de Proteção e Defesa do Consumidor (Codecon); Gustavo Mercês, coordenador da Rede de Consumo Seguro e Saúde; Márcio Tinoco, representando a empresa Vera Cruz; Ana Pepê, comandante do Núcleo de Mergulho do Corpo de Bombeiros; Gustavo Andrade, gerente de operações da Socicam (gerenciadora de terminais); presidente da Câmara de Vera Cruz, vereador Neto Mola (PRB), defensora Mônica Aragão, subcoordenadora da Curadoria da Defensoria Pública, o vereador Ricardo Almeida (PSC) e o deputado estadual Luciano Simões (PMDB). 

Com informações da Câmara de Vereadores de Salvador

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp