Política

Alckmin diz que defende prévias com 'todos, todos' os filiados do PSDB

Reprodução
Interlocutores do governador disseram que ele se mostrou favorável a uma proposta de restrição  |   Bnews - Divulgação Reprodução

Publicado em 29/09/2017, às 16h13   Folhapress



O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), negou nesta sexta-feira (29) que defenda a restrição das prévias partidárias para a escolha do candidato a presidente, em vez de ampliá-la a todos os filiados. 

"Não tem nenhuma procedência. Está no estatuto do PSDB, desde o seu início [que todos os militantes possam votar]", disse o tucano. 

"Aliás, na primeira prévia, que ocorreu em 1989 para presidente da República, todos os filiados votaram. Aqui em São Paulo, na última prévia [para a escolha do candidato a prefeito em 2016], todos os filiados votaram. Nós defendemos a prévia com todos, todos os filiados", concluiu. 

Reportagem publicada pela Folha de S.Paulo mostrou que interlocutores do governador disseram que ele se mostrou favorável a uma proposta de restrição apresentada pelo deputado federal Marcus Pestana (PSDB-MG). 

O deputado relatou que Alckmin "leu e gostou" da sua sugestão. Na proposta de Pestana, o universo de eleitores das prévias é composto pelos presidentes de diretórios municipais, vereadores, prefeitos, membros de diretórios estaduais e da Executiva nacional, deputados estaduais e federais, senadores e governadores. 

Com isso, do 1,5 milhão de filiados do PSDB no país, teriam direito a votar cerca de 12 mil. 

Aliado do governador, o deputado Silvio Torres (PSDB-SP) também veio a público nesta sexta para reafirmar a posição favorável de Alckmin em relação às prévias. 

"Ele é a favor de prévias amplas desde sempre. Aliás, é o primeiro a defendê-las dentro do partido", disse Torres. "Se houver mais de um candidato, a Executiva do PSDB definirá o modelo e data."

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp