Política

Deputados e produtores rurais se reúnem com secretário de Segurança para discutir invasões em Itapetinga

Paulo Macedo/BNews
Cerca de 18 fazendas foram ocupadas no município e região  |   Bnews - Divulgação Paulo Macedo/BNews

Publicado em 03/10/2017, às 16h25   Tamirys Machado


FacebookTwitterWhatsApp

As invasões nas fazendas e terrenos em Itapetinga - BA foram alvos de discussões na sessão desta terça-feira (3) da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA). Em discurso no plenário, o deputado Eduardo Salles (PP), afirmou que são "milícias invadindo Itapetinga", citando ainda que “os invasores estão encapuzados”. 

Cerca de 18 fazendas foram ocupadas no município e região, porém, após ação da polícia eles recuaram para os dois terrenos do ex-ministro Geddel Vieira Lima, preso pela Polícia Federal. Ao BNews, Salles explicou que não houve decisão judicial até o momento "pois o juiz de Itapetinga está declinando a não dar a reintegração de posse, porque tem índios envolvidos, sendo assim, teria que passar a decisão para o juiz federal", afirmou. 

Ainda conforme o parlamentar, nesta quarta-feira (4) às 10h haverá uma audiência com o secretário de Segurança Pública da Bahia, Mauricio Barbosa para solicitar a "manutenção do reforço policial até a reintegração de posse". Participarão da reunião além de Salles e Luiz Augusto (PP), representantes do Sindicato dos produtores rurais e fazendeiros que tiveram suas terras invadidas. 

Alguns deputados na Casa pontuaram ainda que não é o momento de se "aproveitar politicamente da situação dramática". "Quem quiser se aproveitar politicamente desse momento vai pagar as consequências", disse Eduardo Sales. No aparte, o deputado Rosemberg Pinto (PT) enfatizou que quatro viaturas policiais já foram à região "para selar a paz".

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp