Política

Detran-BA suspende credenciamento, mas privilegia cinco clínicas médicas

Reprodução//Ilustrativa
Estabelecimentos ficarão suspensos por 90 dias, renováveis pelo mesmo período  |   Bnews - Divulgação Reprodução//Ilustrativa

Publicado em 13/10/2017, às 16h28   Juliana Nobre



O Departamento de Trânsito do Estado da Bahia (Detran-BA) publicou no diário oficial do estado desta quinta-feira (12), a portaria 1933/2017 que suspende o credenciamento de empresas prestadoras de serviços. De acordo com o órgão há a necessidade de constituir uma comissão de estudos para implantação de normas e procedimentos para disciplinar o credenciamento. 

A suspensão corresponde a 90 dias, prorrogáveis pelo mesmo período, para que a comissão termine o levantamento. Ou seja, até janeiro de 2017 nenhuma clínica poderá ser cadastrada. No entanto, o Detran credenciou, na mesma portaria, cinco novas empresas para que elas prestem os serviços. O condutor terá que se dirigir a apenas estas.

Inclui-se aí empresas para “capacitação, qualificação e atualização de profissionais, e de formação, qualificação, atualização e reciclagem de candidatos e condutores, pelos Centros de Formação de Condutores - CFC; realização de exames de aptidão física e mental e avaliação psicológica, pelas Clínicas Médicas e Psicológicas de Trânsito; atividade de Estamparia de Placas e de Tarjetas de Identificação de Veículos Automotores; e realização de vistoria de identificação veicular por Empresas Credenciadas de Vistoria”.

Atualmente as clínicas cobram R$ 130 para exames médicos. Nenhuma delas possui convênio com planos de saúde e muito menos pelo Sistema Único de Saúde. O interessado em renovar o documento, que vence a cada cinco anos, também precisa se submeter a novo exame médico nestas instituições. As clínicas credenciadas movimentam mais de R$ 1,5 milhão por mês.

Procurada, a assessoria de comunicação do Detran-BA informou que não poderia responder aos questionamentos da reportagem nesta sexta-feira (13). 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp