Política

Durante inauguração, prefeito de Ibititá rebate acusações após ter bens bloqueados pela justiça

Reprodução
Os advogados alegam que os recursos foram devidamente aplicados  |   Bnews - Divulgação Reprodução

Publicado em 24/10/2017, às 21h32   Sertão Baiano


FacebookTwitterWhatsApp

O prefeito de Ibititá, Cafu Barreto, foi surpreendido nesta segunda-feira (24) com uma decisão liminar, proferida de forma unilateral pelo juiz substituto da 1ª vara de Irecê, que decretou a indisponibilidade de bens do gestor tendo como base denúncia do grupo político que faz oposição à cidade.

A denúncia - que em outra ocasião já havia sido rechaçada pelo juiz titular - leva em conta informações relativas ao Conselho Municipal de Saúde e a destinação de recursos da Atenção Básica e Vigilância em Saúde nos exercícios de 2013 e 2014. “O fato curioso é que nos dois anos em questão, assim como em 2015, as contas de Ibititá foram aprovadas pelos órgãos de controle externo, o que garante a lisura e a legalidade de todos os processos administrativos”, argumenta Cafu Barreto.

Além disso, desde 2013, o município tem sido destaque em toda Região de Irecê no que diz respeito à transparência, austeridade e eficiência da gestão pública. 

Com base em documentos emitidos pelo Departamento Nacional de Auditoria do SUS (DENASUS), o consultor Jurídico Alex Vinicius Nunes Novaes Machado alega que os recursos foram devidamente aplicados e também aponta a ausência de qualquer tipo de “dolo”, termo técnico usado para designar fraude, má fé ou ato criminoso.

“Hoje é muito fácil jogar o nome das pessoas na lata do lixo. Espero que, se não houver nenhum outro interesse além da justiça, essa decisão seja revista... Tenho certeza que a verdade será imposta, principalmente pela seriedade com que o gestor tem administrado o município em toda sua vida pública”, concluiu. 

Tranquilo e confiante, Cafu Barreto segue cumprindo agenda institucional e dando continuidade ao cronograma de inaugurações em comemoração ao mês de aniversário de Ibititá. Hoje, por exemplo, no Povoado de Mato Verde foi entregue à população a UBS Antônio Jeremias de Oliveira e também teve início a operação do novo poço artesiano, que foi perfurado para abastecer a Escola Municipal Manoel Quirino, praças e jardins. Logo mais, no Distrito de Canoão, serão entregues 74 novas unidades sanitárias e o complemento das ruas Dois Coqueiros, Jaqueira e São Silvestre.

“Pra fechar a semana com chave de ouro, quero aproveitar a oportunidade para convidar todo mundo para na próxima sexta, dia 27, curtir a nossa festa de encerramento que vai ter o Trio Megar Líder, Rogério Baiano, Jorge e Banda Madeirada e o super som do Psirico”. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp