Política

Secretário de Saúde de Teixeira de Freitas explica funcionamento da policlínica

Vagner Souza / BNews
"A policlínica vem para inovar principalmente a questão ambulatorial aqui da nossa região"  |   Bnews - Divulgação Vagner Souza / BNews

Publicado em 17/11/2017, às 09h28   Aparecido Silva



Teixeira de Freitas, no extremo sul da Bahia, é o primeiro município no estado a receber um policlínica regional de saúde. O equipamento foi inaugurado na manhã desta sexta-feira (17) pelo governador Rui Costa e atenderá a 13 cidades qie formam o consórcio de saúde da região.

Em conversa com o BNews, o secretário de Saúde de Teixeira de Freitas, Rodrigo Kuada Soares, detalhou como a policlínica vai funcionar para a população.

"A policlínica vem para inovar principalmente a questão ambulatorial aqui da nossa região. Os pacientes serão atendidos inicialmente nas unidades de saúde da família, estas farão encaminhamento para a Central de Regulação Municipal. A central está diretamente interligada à policlínica. Não haverá o atendimento espontâneo da população na policlínica. Será tudo pré agendado com data e hora marcadas. Para os municípios da região, serão disponibilizados ônibus para o deslocamento até aqui", explicou.

Segundo Soares, a policlínica vai desafogar unidades de saúde do município e da região. "Vamos ter maior resolutividade nos diagnósticos. Os pacientes serão melhor atendidos com exames complementares em mãos. É um avanço muito grande para a região e para Teixeira de Freitas", apontou o secretário.

De acordo com o governo estadual, foram investidos R$ 23 milhões no equipamento de saúde entre construção, equipamentos e mobiliário. A unidade deverá realizar exames em 18 especialidades médicas, como ressonância magnética, tomografia computadorizada, ultrassonografia, ecocardiografia, eletroencefalograma, endoscopia e colonoscopia. Também serão realizados procedimentos de vasectomia, cauterização, pequenas cirurgias e cuidados com o pé diabético, além de biopsias de mama, tireoide, próstata, de pele, gastroenteral, entre outras.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp