Política

Teixeira de Freitas: com 81% da cidade sem pavimentação, prefeito apela por ajuda ao governador

Vagner Souza/BNews
A cidade de Teixeira de Freitas é o maior centro urbano do extremo sul baiano  |   Bnews - Divulgação Vagner Souza/BNews

Publicado em 17/11/2017, às 18h07   Aparecido Silva


FacebookTwitterWhatsApp

Com uma população estimada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 161 mil habitantes, a cidade de Teixeira de Freitas é o maior centro urbano do extremo sul baiano. Emancipado há apenas 32 anos, o município vivenciou um crescimento acelerado com mais de 90% da população morando na área urbana.

Atualmente, 81% da cidade está sem pavimentação, o que gera transtornos para os moradores com lama em tempo chuvoso e excesso de poeira nos tempos secos. Questionado pelo BNews sobre o motivo desse quadro, o prefeito Temóteo Brito, que administra a cidade pela terceira vez em sua carreira política, tentou atribuir responsabilidade para outros gestores.

Nesta sexta-feira (17), o governador Rui Costa esteve na cidade para inaugurar a policlínica regional de saúde que atenderá a Teixeira e outros 12 municípios. Segundo Brito, o chefe do Executivo estadual prometeu ajudar na resolução do problema.

"O governador Rui Costa, sobrevoando Teixeira de Freitas, sentiu que a cidade tem pouca pavimentação. Porque o poder público municipal e estadual, durante muito tempo, não acompanharam o desenvolvimento e o crescimento desordenado da nossa cidade", reclamou o prefeito.

"Estamos com um projeto para asfaltar 60% da nossa cidade e o governador se comprometeu a nos ajudar", informou o gestor.

Ainda em sua passagem por Teixeira de Freitas, governador desistiu de inaugurar o Centro Integrado de Comunicação da Secretaria de Segurança Pública (Cicom) e a sede do Corpo de Bombeiros. O motivo: a rua não estava pavimentada. Rui decidiu, então, propor uma parceria com a prefeitura e asfaltar a via. Agora, a previsão que os equipamentos sejam inaugurados em janeiro e com rua pavimentada.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp