Política

Acionista define novo modelo de governança para o Grupo Odebrecht

Reprodução
A partir de agora, o cargo de Diretor Presidente da holding não será mais exercido por membro da família Odebrecht  |   Bnews - Divulgação Reprodução

Publicado em 12/12/2017, às 14h18   Redação BNews



O presidente do Conselho de Administração da Odebrecht S.A., Emílio Odebrecht, anunciou em comunicado aos seus 75 mil funcionários uma série de decisões do acionista controlador que reforçam o modelo de governança e conformidade e definem com clareza o campo de atuação de acionistas, conselheiros e líderes das empresas do grupo.

A partir de agora, o cargo de Diretor Presidente da holding não será mais exercido por membro da família Odebrecht. O Diretor Presidente será escolhido pelo presidente do Conselho de Administração (CA) dentre os diretores da Odebrecht S.A. e deve ter, no máximo, 65 anos.

"Esta decisão representa a vontade do acionista controlador de promover a separação entre a família Odebrecht e a liderança executiva da Odebrecht S.A., holding do Grupo, e deixa claro que a assembleia geral é o foro onde o acionista controlador pode atuar, interagir e deliberar", explicou Emilio no comunicado. Desta forma, a família será representada na Odebrecht S.A. pelo presidente do CA.

O acionista controlador também estabeleceu que a Odebrecht S.A. deve atuar para que os negócios de seu portfólio atraiam sócios, e as suas ações venham a ser negociadas em bolsa de valores. A significativa transformação empreendida no Grupo Odebrecht está consolidada na nova Política sobre Governança.

Definida após um ano e meio de pesquisas e discussões, e com base nas mais avançadas referências sobre governança empresarial, ela dá orientações claras, por exemplo, sobre a pluralidade na composição do Conselho de Administração. A escolha dos conselheiros, diz a nova política, "deverá prezar pela diversidade de conhecimentos, de experiências e de aspectos culturais, nacionalidade, faixa etária e gênero".

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp