Política

Câmara amanhece com forte aparato de segurança para votação do IPTU e LOA

Victor Pinto/BNews
Moradores do condomínio Marisol protestam contra o aumento do IPTU  |   Bnews - Divulgação Victor Pinto/BNews

Publicado em 19/12/2017, às 08h39   Victor Pinto


FacebookTwitterWhatsApp

Dia de votação na Câmara de Salvador nem sempre é dessa forma, mas nesta terça-feira (19), com três projetos polêmicos em pauta, o Legislativo amanheceu com um forte aparato de segurança, principalmente para o controle das galerias populares. 

Nesta sessão, última votação do ano, serão apreciadas matérias que mexem no IPTU e outra da Lei Orçamentária Anual para 2018. Antes das 8h, já possuía uma fila com uma média de 15 pessoas para pegarem as senhas distribuídas pela Assessoria Militar da Casa. 

Os primeiros do grupo são do Condomínio Marissol, localizado na Praia do Flamengo. Os moradores protestam contra o aumento classificados por eles como abusivo. Os moradores Júlio César, Ely Ribeiro e Maria de Fatima Maia, em conversa com o BNews, reclamaram da situação e apontam que o protesto pacífico visa chamar atenção dos vereadores quanto a matéria a ser votada nesta terça. 

Antes, o loteamento pertencia a Lauro de Freitas e pagava um condomínio que não excedia os R$ 300. Agora, que passaram para Salvador, os moradores desembolsam mais de R$ 5 mil.

No início deste mês, uma comissão dos moradores esteve na Câmara e foi recebida pela vereadora Aladilce Souza (PCdoB). Na ocasião, o coordenador da comissão, Marcos Cardim, entregou um documento a Aladilce historiando a situação.

Ele reclama que o aumento do IPTU não teve contrapartida em serviços para a comunidade: “A prefeitura de Salvador assumiu em janeiro de 2015 prometendo atender a todas as nossas deficiências em infraestrutura e até agora nada foi feito”, apontou. Segundo ele, várias ruas do loteamento ainda são de terra e a iluminação pública é precária, entre outras “aberrações” para um bairro considerado “área nobre”. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp