Política

Avaliação da imagem do ex-presidente Lula atinge 45%, diz Ipsos

Gilberto Júnior / BNews
A pesquisa mede apenas as taxas de aprovação e desaprovação de uma lista de personalidades  |   Bnews - Divulgação Gilberto Júnior / BNews

Publicado em 20/12/2017, às 08h01   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) atingiu o ápice de aprovação na série histórica das pesquisas Barômetro Político Estadão-Ipsos, enquanto outros possíveis candidatos, como Geraldo Alckmin (PSDB), Marina Silva (Rede) e Jair Bolsonaro (PSC), sofrem desgaste na imagem. 

Lula, em dezembro, teve seu sexto mês seguido de melhora na avaliação, chegando a 45% de aprovação. A parcela da população que o desaprova ainda é maior: 54%. Em junho, o ex-presidente era aprovado “um pouco” ou “totalmente” por 28% dos brasileiros, segundo o instituto. Nos meses seguintes, a taxa passou para 29%, 32%, 40%, 41%, 43% e, finalmente, 45%. Já a desaprovação caiu 14 pontos porcentuais desde junho.

Geraldo Alckmin aparece com 19% de aprovação e 72% de desaprovação. No levantamento do mês anterior, as taxas eram, respectivamente, de 24% e 67%. Ou seja, o governador paulista teve uma leve deterioração na imagem no momento em que se preparava para assumir a presidência do PSDB. 

Jair Bolsonaro é aprovado por 21% e reprovado por 62%. Houve piora de suas taxas em relação aos dois levantamentos anteriores.

A mesma tendência foi observada nos números relativos a Marina Silva, vista favoravelmente por 28% e desaprovada por 62% – desde outubro, a aprovação caiu oito pontos. No mesmo período, a aprovação a Joaquim Barbosa, ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e citado como possível presidenciável pelo PSB, caiu 11 pontos, de 48% para 37%.

O levantamento do Ipsos não estima as chances eleitorais dos presidenciáveis. A pesquisa mede apenas as taxas de aprovação e desaprovação de uma lista de personalidades, a maioria do mundo político. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp