Política

STF libera acesso de Lula à delação do marqueteiro João Santana

Reprodução
Em depoimento, marqueteiro disse que petista sabia da existência de caixa 2 em sua campanha à reeleição, em 2006.   |   Bnews - Divulgação Reprodução

Publicado em 25/03/2018, às 14h19   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) aceitou recurso para autorizar a defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a acessar parte da delação premiada dos publicitários João Santana e Mônica Moura. As informações são do Estadão Conteúdo.

Segundo a publicação, a decisão foi proferida decidiu na sexta-feira (23, por meio de um julgamento virtual, no qual o encontro presencial do colegiado é dispensado. A medida derruba entendimento do relator, ministro Edson Fachin, que já havia rejeitado o acesso.

De acordo com a ata do julgamento virtual, a defesa de Lula ganhou o recurso com os votos dos ministro Dias Toffoli, Ricardo Lewandowski e Celso de Mello. Fachin manteve seu entendimento anterior e Gilmar Mendes também se manifestou contra.

Eem depoimento à Justiça Federal no âmbito da Operação Lava Jato, Santana disse que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tinha conhecimento da existência de pagamentos em caixa 2 pelos serviços prestados na campanha do petista à reeleição, em 2006. 

A apuração está sob o comando do juiz federal Sérgio Moro, na 13ª Vara Federal em Curitiba, que também rejeitou pedido de acesso.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp