Política

Lula não vai fugir, não vai se acovardar, afirma Everaldo Anunciação após Moro decretar prisão do ex-presidente

Gilberto Júnior/BNews
Ex-presidente tem até às 17h de amanhã para se apresentar à Polícia Federal  |   Bnews - Divulgação Gilberto Júnior/BNews

Publicado em 05/04/2018, às 18h51   Redação BNews



Após o juiz federal Sérgio Moro determinar, nesta quinta-feira (5), a prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, condenado em duas instâncias da Justiça no caso do tríplex em Guarujá (SP), o presidente do PT na Bahia, Everaldo Anunciação afirmou que, apesar da surpresa com a decisão, o partido vai "enfrentar isso com muita serenidade". Ele ainda revelou que o partido não tem plano B, e o ex-presidente continua sendo o candidato do PT.

"Lula não vai fugir, Lula não vai se acovardar, não vai buscar asilo político. O PT não vai abrir mão da pré-candidatura [...] Vamos trabalhar para reverter isso. Não está na ordem do dia, saída de Lula da pré-candidatura, saída de Lula para qualquer embaixada. Nós vamos tratar a democracia do Brasil com respeito, com resistência", afirmou Anunciação.

O presidente do PT na Bahia, ainda, questionou a decisão de Moro de pedir a prisão de Lula, já que, segundo Anunciação, ainda há recursos que devem ser cumpridos. "Para a gente é uma surpresa, para mim, em particular, porque não é o desdobramento legal, o tramite do processo depois da decisão ontem do STF é de comunicação ao TRF4 e o prazo até terça-feira para que a gente possa fazer os embargos dos embargos, essa é a tramitação normal do processo".

Anunciação concluiu afirmando que o partido vai tratar a democracia do Brasil com respeito e com resistência: Nós vamos reagir, com respeito, ter uma conversa com o PT, não tem esse negócio de quebrar nada não. Vamos continuar denunciando, para rua, vamos conversar nas redes sociais, fazer manifestações, com um milhão, com dez mil ou com mil pessoas.

Lula foi condenado pela 8ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) a 12 anos e 1 mês de prisão, com início em regime fechado.

Moro pediu para que Lula se apresente voluntariamente à Polícia Federal em Curitiba. "Relativamente ao condenado e ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, concedo-lhe, em atenção à dignidade cargo que ocupou, a oportunidade de apresentar-se voluntariamente à Polícia Federal em Curitiba até as 17h do dia 06/04/2018, quando deverá ser cumprido o mandado de prisão".

Matérias relacionadas:

Moro decreta prisão de Lula
Ministro Marco Aurélio pode levar a STF pedido para impedir prisão de Lula
Com prisão de Lula, Gleisi afirma: viraremos republiqueta de banana
Não teria porque protelar, afirma Aleluia sobre pedido de prisão de Lula

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp