Política

Após ordem de prisão de Lula, Bresser-Pereira pede união de centro-esquerda por Ciro

Tércio Teixeira/Estadão
Ex-ministro vê injustiça contra Lula e defende coalizão em torno do pedetista  |   Bnews - Divulgação Tércio Teixeira/Estadão

Publicado em 06/04/2018, às 10h08   Redação BNews



Decretada a prisão do ex-presidente Lula (PT), o ex-ministro Luiz Carlos Bresser-Pereira se manifestou em defesa de uma união político-eleitoral de centro-esquerda em torno da pré-candidatura de Ciro Gomes (PDT) ao Planalto. 

Em entrevista ao UOL, o ex-ministro disse que Ciro é "um homem altamente preparado para ser presidente da República, muito equilibrado".

"Conhece profundamente a economia brasileira, a sociedade, a política e sabe que a política é a arte dos acordos, da argumentação, mas também dos compromissos com a nação. Minha esperança é a eleição de Ciro", declarou.

"A política não é o campo da justiça e a candidatura de Lula está inviabilizada. Diante disso, defendo que a centro-esquerda se ponha a pensar em um candidato. Já existe um candidato que me parece excelente, que é o Ciro Gomes", disse Bresser-Pereira.

Sobre o processo judicial contra Lula e a prisão pedida, diz acreditar que o petista seja vítima de "dupla injustiça".

Em sua avaliação, o ex-presidente, primeiro, foi condenado por Moro no caso do tríplex em Guarujá (SP) "sem prova digna do nome".

Segundo, afirma o ex-ministro, a rejeição do habeas corpus da defesa do petista pelo STF (Supremo Tribunal Federal) foi uma decisão "claramente inconstitucional". 

Bresser-Pereira foi ministro da Fazenda do governo do presidente José Sarney (MDB) e da Administração e Reforma do Estado e da Ciência e Tecnologia no governo do presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB).

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp