Política

Rui Costa costura apoio de Pinheiro a Martins que será candidato a deputado estadual

Arquivo BNews
Ex-secretário da Justiça terá o apoio de Walter Pinheiro  |   Bnews - Divulgação Arquivo BNews

Publicado em 08/04/2018, às 11h49   Luiz Fernando Lima


FacebookTwitterWhatsApp

A tática eleitoral na formação das chapas proporcionais à Câmara dos Deputados e Assembleia Legislativa ainda está em discussão, mas na manhã deste domingo (8) uma decisão foi anunciada no intramuros do Palácio de Ondina. 

As candidaturas do deputado estadual Joseildo Ramos e ex-secretário Carlos Martins a deputado federal apresentavam sinais claros de que poderia provoca a “morte” de ambos. Há sobreposição de votos em diversos municípios e havia chances de reais de ambos ficarem de fora.

Ao governador Rui Costa foi atribuído o pedido para Joseildo Ramos, líder do PT na ALBA, ser candidato a deputado federal. Carlos Martins é oriundo do mesmo núcleo sindical do Polo Petroquímico que Wagner e Rui, foi chamado a “desistir” da empreitada para federal e disputar uma cadeira no Palácio Luís Eduardo Magalhães.

A decisão não foi tomada neste domingo, dias antes Rui Costa conversou com o secretário da Educação, Walter Pinheiro (sem partido) que se comprometeu em apoiar a candidatura de Martins a estadual.

Pinheiro tem recall eleitoral e não será candidato a nada. Sonha, conforme circula nos bastidores políticos da Bahia, em ser candidato (novamente), à prefeitura de Salvador em 2020. O problema é que o senador licenciado não conta com a simpatia de Wagner e de outros caciques petista da corrente Construindo um Novo Brasil (CNB).

O apoio a Carlos Martins pode ser, neste sentido, uma reconexão para Pinheiro com os cardeais do PT. Sobretudo, porque tende a eleger o companheiro histórico de Rui e Wagner.

Já Joseildo pode respirar mais aliviado. Embora seja colocado “na conta” do governador a candidatura à Casa Baixa do Congresso Nacional, sabe-se que o petista teria dificuldades eleitorais no caso de disputar a reeleição para ALBA.

O ex-prefeito de Alagoinhas, Paulo Cesar (PDT), será candidato a estadual e a estimativa é que saia da região com expressiva votação. Entrando em bases que também são de Joseildo. E no campo mais específico, Radiovaldo (Alagoinhas) e Osni (Serrinha), os dois do PT, serão candidatos a estadual.

Se Joseildo tentasse a reeleição estariam os três em dificuldades ou inviabilizados. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp