Política

"Delação do fim do mundo": de 415 citados, apenas um foi condenado

Fabio Rodigues Pozzebom/Agência Brasil
Maioria dos casos também não se tornou acusação formal    |   Bnews - Divulgação Fabio Rodigues Pozzebom/Agência Brasil

Publicado em 23/04/2018, às 12h24   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Passado um ano, a delação da Odebrecht não foi capaz de levar os políticos que denunciou para o banco dos réus, informa reportagem do jornal O Globo nesta segunda-feira (23). Chamado de “delação do fim do mundo”, o conjunto de depoimentos de executivos da construtora, que veio à tona em abril do ano passado, citava 415 políticos de 26 partidos. 

De acordo com a publicação, a maioria deles, porém, ainda não foi acusada formalmente de nenhum crime. De 270 investigações iniciadas em todo o país a partir da colaboração premiada da empreiteira, apenas cinco se transformaram em ações penais. E só um político, o senador Romero Jucá (PMDB-RR), foi condenado por corrupção.

Alvo do Supremo Tribunal Federal (STF), ele é acusado de receber R$ 150 mil em propinas para ajudar a Odebrecht na tramitação de duas medidas provisórias. Em março deste ano, a denúncia foi aceita, e Jucá se tornou réu.

No STF, onde ficaram os casos de deputados, senadores e ministros, a maioria das investigações sequer foi concluída pela Polícia Federal (PF). Dos 74 inquéritos que tramitam na Corte, apenas um virou ação penal. Em outros cinco, a Procuradoria-Geral da República (PGR) pediu o arquivamento por prescrição.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp