Política

STF mandará a outras instâncias 29 casos ligados à Odebrecht

Reprodução
Em todos os casos, os supostos crimes ocorreram antes do mandato ou não têm relação com o exercício do cargo  |   Bnews - Divulgação Reprodução

Publicado em 05/05/2018, às 09h35   Redação BNews



Dos 74 inquéritos da delação da Odebrecht abertos no Supremo Tribunal Federal (STF) para investigar parlamentares, ao menos 29 deverão ser enviados para outras instâncias. 

De acordo com O Globo, eles tratam de crimes sem relação com o mandato dos congressistas investigados. A redistribuição de processos é consequência do julgamento do STF que definiu, na quinta-feira, restringir o foro privilegiado para deputados e senadores. Até a edição da nova regra, todo crime relacionado a parlamentares federais era obrigatoriamente analisado pela mais alta Corte do país.

Na sexta-feira (4), o ministro Dias Toffoli mandou para instâncias inferiores seis ações penais e um inquérito envolvendo sete deputados. Em todos os casos, os supostos crimes ocorreram antes do mandato ou não têm relação com o exercício do cargo. Toffoli determinou o envio de processos de crimes supostamente cometidos por parlamentares quando eles ocupavam, por exemplo, cargos de prefeito e deputado estadual.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp