Política

Semob explica que BRT vai reduzir tempo de deslocamento também para quem utiliza carro

Arquivo BNews
Segundo secretário, “não é um projeto apenas de transporte público”  |   Bnews - Divulgação Arquivo BNews

Publicado em 15/05/2018, às 18h21   Redação BNews



Em meio às polêmicas do BRT, com manifestações contra e a favor, a Prefeitura de Salvador enviou mais uma nota explicando as vantagens do equipamento, que está em fase inicial de obra.  Conforme o secretário de Mobilidade Urbana, Fábio Mota o BRT também vai reduzir o tempo de percurso para quem utiliza automóvel.


 "Quando as pistas expressas e os elevados estiverem prontos, será possível sair de carro da região da Lapa e chegar à Avenida Paralela (Luiz Viana Filho) sem passar por uma única sinaleira. Isso porque esse não é um projeto apenas de transporte público: ele vai resolver os problemas de engarrafamento e de infraestrutura nesse itinerário que passa pelas avenidas Vasco da Gama, Juracy Magalhães e ACM", explicou Mota. 


A previsão é que na primeira etapa, as intervenções serão concluídas em 28 meses. As obras são executadas pelo Consórcio BRT Salvador, formado pela Camargo Correa Infraestrutura S.A., Construções e Comércio Camargo Correa S. A. e Geométrica Engenharia de Projetos Ltda.

Segundo a prefeitura, o valor para execução da primeira etapa é de R$ 212.781.070,50, oriundos de financiamento junto à Caixa Econômica Federal. “Valor bem menor do que os quase R$378 milhões previstos inicialmente, antes da licitação. Cerca de 700 empregos diretos serão gerados”, disse.  
O sistema também será integrado ao metrô. Este primeiro trecho terá 2,9km de extensão e vai ligar o Loteamento Cidade Jardim (Parque da Cidade) à região do Shopping da Bahia (Estação de Integração BRT/Metrô). Ainda segundo a gestão municipal, além disso, problemas de alagamento em vias como ACM e Juracy Magalhães serão solucionados com intervenções em drenagem e cobertura de canais que hoje servem como depósito de lixo e esgoto. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp