Política

Após desistência de Barbosa, Ciro coloca aliança com PSB como 'prioridade zero'

Reprodução
PDT e PSB estão construindo coligações em pelo menos uma dezena de estados  |   Bnews - Divulgação Reprodução

Publicado em 19/05/2018, às 08h48   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Com a saída da corrida presidencial do ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal Joaquim Barbosa, o pré-candidato do PDT, Ciro Gomes, colocou a aliança com o PSB como "prioridade zero", informa o repórter Nilson Klava, da GloboNews. De acordo com a publicação, o objetivo do candidato é conseguir uma aliança forte no campo da esquerda para só depois intensificar as tratativas com os partidos do chamado "centrão". Nesta semana, o presidente do PDT, Carlos Lupi, teve uma reunião com o presidente do PSB, Carlos Siqueira, para avançar nas negociações.

PDT e PSB estão construindo coligações em pelo menos uma dezena de estados. As dificuldades se concentram em São Paulo, Distrito Federal e Rio Grande do Sul. Ainda de acordo com a publicação, diante da aproximação, os partidos já estudam a possibilidade de o ex-prefeito de Belo Horizonte Marcio Lacerda, do PSB, ocupar a vaga de vice na chapa de Ciro.

O nome é bem avaliado no PDT, já que Lacerda é empresário e próximo a Ciro. Os pedetistas querem uma aproximação com o setor produtivo e, por isso, querem um vice desse setor.

Outro nome cogitado é do empresário Benjamin Steinbruch, que se filiou ao PP. Mas, antes da aproximação com o centro, o PDT quer unificar a esquerda em torno do nome de Ciro Gomes, enfraquecendo um eventual “plano B” do PT na disputa por uma vaga no segundo turno.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp