Política

Gilmar Mendes manda soltar Paulo Preto horas depois de nova prisão

Reprodução
Ele é apontado pela Lava Jato como operador do PSDB  |   Bnews - Divulgação Reprodução

Publicado em 30/05/2018, às 20h43   Folhapress


FacebookTwitterWhatsApp

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Gilmar Mendes concedeu habeas corpus a Paulo Vieira, conhecido como Paulo Preto, apontado pela Lava Jato como operador do PSDB.

O magistrado também concedeu habeas corpus de ofício para a filha de Vieira, Tatiana Arana de Souza Cremonini.
Ex-diretor da Dersa, Paulo Preto foi preso preventivamente em 6 de abril pela Lava Jato em São Paulo. No começo de maio, Gilmar concedeu habeas corpus.

Ele foi preso novamente nesta manhã e, no início da noite, o ministro voltou a decidir em favor do habeas corpus.
"Do exposto, defiro o pedido de liminar para suspender a eficácia do novo decreto de prisão preventiva, expedido em 29.5.2018", escreveu o magistrado. 

Segundo ele, Paulo Preto "deverá ser posto em liberdade, se por algum outro motivo não estiver preso". 
"Comunique-se, com urgência, ao Juízo da 5ª Vara Federal Criminal da 1ª Subseção Judiciária de São Paulo/SP", escreveu o ministro. 

"Por fim, com relação à filha do ora paciente, também verifico assistir razão à defesa ao sustentar a presença de constrangimento ilegal a ser reparado na presente via. Reitero que as testemunhas arroladas pela acusação já foram inquiridas", afirmou.

Segundo o texto, na fase atual, "dificilmente a defesa teria poder para colocar em risco a instrução criminal". "Ausente, portanto, fundamento idôneo a justificar a prisão preventiva da ré Tatiana Arana de Souza Cremonini. Desse modo, concedo habeas corpus de ofício em favor da filha do paciente, para suspender a eficácia do decreto preventivo de 29.5.2018, se por algum outro motivo não estiver presa", destacou.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp