Política

Lançada nesta quinta, biografia narra trajetória política de Waldir Pires

Alexandre Santos
Livro é assinado pelo jornalista Emiliano José  |   Bnews - Divulgação Alexandre Santos

Publicado em 14/06/2018, às 20h59   Alexandre Santos


FacebookTwitterWhatsApp

Um coronel grosseiro e desafiador bate à porta do apartamento onde Yolanda vive com os cinco filhos pequenos, na área central de Brasília.  

Em tom inquisitorial, o oficial determina a desocupação do espaço e quer saber o paradeiro do chefe da família.

O dono do imóvel é Waldir Pires, então consultor-geral da República do presidente João Goulart e que, na esteira do golpe militar de 1964, havia deixado os seus e partido para o exílio no Uruguai. 

O episódio descrito acima é narrado no livro “Waldir Pires, Biografia – 1º volume”, lançado nesta quinta-feira (14) pelo jornalista Emiliano José. A sessão de autógrafos ocorreu no Palácio Rio Branco, no centro de Salvador, com a presença de políticos, intelectuais, dentre outras personalidades. O personagem central da obra, hoje com 91 anos, compareceu ao fim do evento.

Resultado de quase seis anos de imersão em pesquisa, entrevistas, viagens e redação, a obra esmiuça, na definição do autor, o "primeiro tempo" da carreira do ex-governador baiano, com destaque para a sua formação intelectual e política, sua participação no governo de Jango (1919-1976), o exílio no exterior e o regresso ao Brasil em 1970.

Em 400 páginas, Emiliano traça com esmero a trajetória do biografado desde o seu nascimento, em 1926, até 1979, quando ele retorna à Bahia, vindo do Rio de Janeiro, depois do exílio. 

Para concluir a empreitada, o jornalista diz ter contado com parcerias fundamentais, todos os familiares de Waldir, além do resgate do livro “Exílio: testemunho de vida”, de Yolanda Pires, "sua amada companheira", que morreu em 2005.  

WALDIR PIRES: BIOGRAFIA VOL.1
AUTOR
Emiliano José
EDITORA Versal Editores
QUANTO R$ 49,90 (400 págs.) 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp