Política

Professores voltam a Assembleia na busca da autonomia administrativa para as uni

Imagem Professores voltam a Assembleia na busca da autonomia administrativa para as uni
Os representantes as associações de docentes querem o repasse de 7% da RLI do governo para educação  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 27/09/2011, às 22h37   Luiz Fernando Lima



Representantes dos professores das universidades estaduais baianas estiveram na tarde desta terça-feira (27) na Assembleia Legislativa para discutir a autonomia financeira das faculdades.

De acordo com Alexandre Galvão Carvalho, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB),  em conversa com a reportagem do Bocão News, afirmou que o pleito é antigo e em alguns estados como Paraíba e São Paulo a administração já está nas mão das universidades.

Os professores ainda pleiteiam a definição de um percentual da arrecadação liquida do estado para ser investido nas universidades. Segundo Carvalho, neste aspecto houve avanços, contudo, o movimento universitário, que congrega além dos docentes, os estudantes e técnicos, não está otimista quanto à proposta que virá do governo.

Carvalho revela que há dez anos os professores falavam em fixar em 5% da Receita Liquida dos Impostos (RLI) o repasse para as universidades. No entanto, o crescimento dos centros universitários faz com que o percentual seja aumentado.

O professor ressalta que ainda não proposta, mas que a estratégia perpassa por conversar com os deputados de oposição para pressionar os governistas a formatarem o projeto que atenda as necessidades das universidades.

Foto: Gilberto Júnior // Bocão News

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp