Política

Plano de Mobilidade de Salvador terá votação polêmica nesta quarta-feira (4)

Arquivo BNews//Gilberto Jr.
Bancada de oposição classifica proposta como "inconsistente"  |   Bnews - Divulgação Arquivo BNews//Gilberto Jr.

Publicado em 03/07/2018, às 20h15   Juliana Nobre


FacebookTwitterWhatsApp

Dentre os projetos polêmicos na pauta de votação da Câmara de Vereadores de Salvador está o Plano Municipal de Mobilidade Urbana que será apreciado nesta quarta-feira (4). A sessão terá início às 14h30. Um dos principais objetivos de aprovação com urgência da matéria é a ação do civil pública proposta pelo Ministério Público Federal (MPF) e pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA) questionando que o BRT começou a ser construído sem um plano de mobilidade.

A bancada de oposição na Casa contesta as diretrizes do programa. A líder do colegiado, Marta Rodrigues (PT) afirmou que o plano “fere o PDDU, fere a democracia e tem objetivos totalmente obscuros, que não condizem com as reais necessidades de mobilidade em Salvador”. A petista ainda ponta que "o conteúdo da Política Municipal é fraco e inconsistente. Só foram apresentadas algumas diretrizes, mas nada de concreto. Não mostra qual a prioridade que será dada para o pedestre, como vamos dialogar com outros modais. Mobilidade urbana não se limita a trânsito, carro e transporte público. Incorpora outros modais, como bicicleta, pessoas que andam a pé. Em Salvador, mais de 32 mil pessoas andam a pé".

Em conversa com o BNews, o secretário de Mobilidade Urbana de Salvador, Fábio Mota, rebateu as da oposição. Segundo ele, as declarações da vereadora não condizem com a consistência do projeto proposto. “A Política Municipal de Mobilidade Sustentável de Salvador além de estar respaldada na Lei de Mobilidade, no PDDU, na LOUOS e no Salvador 500, também considerou como referência para a sua elaboração a estrutura de Políticas Municipais de outras grandes capitais, a exemplo de São Paulo e Belo Horizonte”.

Em relação às afirmações do grupo opositor de que não foram realizadas audiências públicas para que a população pontuasse as necessidades, o secretário também contestou. “A elaboração do PlanMob Salvador, bem como da Política Municipal de Mobilidade de Salvador foi uma das mais democráticas do país. Foram realizadas 27 escutas setoriais envolvendo 80 participantes de diversas entidades, que definiram os eixos estruturantes do PlanMob; e dois workshops com especialistas. O PlanMob Salvador foi desenvolvido a partir de uma abordagem focada nas pessoas e em uma política para a mobilidade urbana sustentável”.


Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp