Política

PF indicia Mantega, Palocci, Joesley e mais quatro em inquérito sobre favorecimento à JBS no BNDES

Wilson Dias/Agência Brasil
Os sete são investigados sob suspeita dos crimes de corrupção passiva, ativa, lavagem de dinheiro, associação criminosa e advocacia administrativa  |   Bnews - Divulgação Wilson Dias/Agência Brasil

Publicado em 23/08/2018, às 19h14   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A Polícia Federal indiciou sete pessoas, entre as quais os ex-ministros da Fazenda Guido Mantega e Antonio Palocci e o empresário Joesley Batista, na operação Operação Bullish, que apura irregularidades em financiamentos concedidos pelo Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES) a empresas do grupo J&F, entre as quais o frigorífico JBS. Todos são investigados sob suspeita dos crimes de corrupção passiva, ativa, lavagem de dinheiro, associação criminosa e advocacia administrativa.

Segundo informações do site G1, o inquérito o caso foi concluído nesta quinta-feira (23).

O relatório da PF indica que Mantega teria recebido propina de Joesley a fim de permitir que o grupo utilizasse verba do BNDES para comprar uma empresa argentina.

Mantega, por sua vez, teria agido como um “agente duplo”, dentro do BNDES, para “captar” financiamentos de interesse do grupo. A PF aponta o ex-ministro como “lobista” de Joesley no governo federal.

Conforme as apurações, Palocci também recebeu de Joesley propina de R$ 2,5 milhões —por meio da consultoria Projeto, de propriedade do ex-ministro— para “interceder junto às autoridades públicas” em favor dos interesses do empresário.

Abaixo, os sete indiciados: 

Guido Mantega, ex-ministro da Fazenda
Antônio Palocci, ex-ministro da Fazenda
Luciuano Coutinho, ex-presidente do BNDES
Joesley Batista, empresário e um dos sócios do grupo J&F.
Caio Marcelo de Medeiros
Victor Sandri
Gonçalo Ivens Ferraz Da Cunha de Sá

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp