Política

Barral critica Rui após carta contra MEC: "A regra foi a mesma para o Brasil inteiro"

Arquivo BNews
Segundo o levantamento, a Bahia ficou em último lugar no país, com apenas 3,0 pontos no ensino médio   |   Bnews - Divulgação Arquivo BNews

Publicado em 05/09/2018, às 20h04   Henrique Brinco


FacebookTwitterWhatsApp

O secretário municipal de Educação de Salvador, Bruno Barral, em entrevista ao BNews, criticou o governador Rui Costa (PT) e os demais governadores do Nordeste que assinaram uma carta criticando os métodos utilizados pelo Ministério da Educação (MEC) para avaliar o Ensino Médio no país. Os chefes estaduais do Ceará, Piauí, Paraíba e Pernambuco, além da Bahia, questionaram os critérios adotados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) para o cálculo da média das redes públicas.

Segundo o levantamento, a Bahia ficou em último lugar no país, com apenas 3,0 pontos no ensino médio - 1,3 abaixo da meta para o ano, que era de 4,3. Além disso, a nota foi um décimo menor que a do último levantamento, feito em 2015, quando o estado ficou com 3,1 pontos. No documento, os governadores afirmam que a ausência de escolas e alunos das redes de Educação Profissional do cálculo da média dos Estados "faz com que o indicador divulgado não retrate a realidade”.

Os chefes estaduais também questionam o fato de “a portaria não mencionar a utilização dos resultados dos estudantes das escolas com menos de 80% de participação”. “Em nenhum momento, a portaria (do INEP) prevê exclusão, no cálculo do SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica) dos estudantes do Curso Técnico Integrado, também conhecido em algumas redes como Escolas de Educação Profissional, modalidade essa que, em alguns Estados, responde por mais de 15% da matrícula de toda a rede, representando milhares de estudantes que, sim​, participaram do SAEB em suas respectivas escolas, em 2017″, diz o texto.

Barral rebateu, destacando que os índices são semelhantes ao de 2005: "Quando você vai analisar das seis assinaturas, três são de governadores do PT e quatro estão entre os últimos na nota do Ideb", disse ao BNews. "Aí você questiona: essa regra foi exclusiva para eles ou foi para o Brasil inteiro? A regra foi a mesma para o Brasil inteiro e foi divulgada com toda a antecedência", completou.

"O governo de propaganda do PT e do senhor governador Rui Costa acabou com a Educação no Estado. Não estão fazendo nada. E aí vem encaminhar uma carta para o INEP? Infelizmente, me dói ver uma situação dessas. [...] A minha avaliação é que esse foi um questionamento vazio", disse.

Governo contesta números
A Secretaria Estadual de Educação divulgou nota, nesta terça-feira (4), contestando  os dados divulgados pelo INEP não correspondem à realidade da rede estadual de educação. “Tal metodologia excluiu os estudantes da Educação Profissional, na qual a Bahia detém a maior rede do Nordeste e quarta maior do Brasil. Devido à metodologia equivocada, inclusive, nenhum Estado da Federação atingiu a meta do IDEB 2017”, diz trecho da nota.

Além disso, a pasta acrescenta que “participaram da avaliação estudantes de 1.243 escolas da rede estadual, sendo que o MEC aproveitou somente os resultados de 376 escolas, num quantitativo de somente 30 mil estudantes de um universo de mais de 800 mil”.

Ainda de acordo com a Secretaria Estadual, “a metodologia prejudicou o caráter censitário da avaliação, apontando resultados de caráter amostral e os critérios adotados distorceram o desempenho das unidades escolares que participaram do sistema de avaliação”.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp