Política

Após "guerra de liminar", Lewandowski ameaça denunciar desvio de poder no STF

Agência Brasil
Ministro autorizara entrevista de Lula ao Folha de S. Paulo, mas decisão foi derrubada por Fux   |   Bnews - Divulgação Agência Brasil

Publicado em 01/10/2018, às 19h38   Redação BNews



Após o ministro do Supremo Tribunal Federal, Luiz Fux, cassar decisão do também ministro Ricardo Lewandowski que autorizara entrevista do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao jornal Folha de S. Paulo, Lewandowski ameaçou denunciar desvio de poder no Supremo Tribunal Federal.

Segundo a revista Época, o presidente do STF Dias Toffoli se encontrou com Lewandowski, na manhã desta segunda-feira (1º), em uma sala atrás do auditório da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, quando Toffoli lamentou a guerra de liminares e disse que levaria o caso ao plenário da Corte. Foi quando Lewandowski afirmou ao colega, segundo a publicação, que "pensasse bem", pois ele não ficaria calado e deixaria o plenário sem participar da votação.

Depois da decisão de Fux, na sexta-feira (28), Lewandowski determinou nesta segunda-feira (1º) o cumprimento da decisão tomada por ele. De acordo com o ministro, entre os colegas do STF não há "qualquer hierarquia jurisdicional" e lembrou que esse tipo de decisão não precisa ser levada para plenário. Além disso, Lewandowski cobrou que o presidente do STF derrube a decisão de Fux.

Matérias relacionadas:

Decisão de Fux contra entrevista de Lula provoca mal-estar entre ministros do STF
Lewandowski determina cumprimento de decisão para Folha entrevistar Lula
Fux proíbe Folha de S.Paulo de entrevistar Lula e determina censura prévia
Lewandowski, do STF, autoriza Folha a entrevistar Lula na prisão

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp