Política

Ibope x Datafolha

Imagem Ibope x Datafolha
Dilma mantém liderança nas pesquisas  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 29/10/2010, às 07h30   Patrícia Costa


FacebookTwitterWhatsApp

A candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, abriu 14 pontos de vantagem sobre José Serra (PSDB), segundo pesquisa Ibope divulgada nesta quinta-feira (28). De acordo com o levantamento, a petista registra 57% dos votos válidos (que exclui brancos, nulos e indecisos) contra 43% do tucano. Na sondagem anterior, divulgada no último dia 20, ela aparecia com 56% contra 44% de Serra.
Ainda segundo o Ibope, no total das intenções de voto, a petista lidera com 52% contra 39% do adversário. Os votos brancos e nulos somam 5% e 4% estão indecisos.O Ibope realizou 3010 entrevistas entre os dias 25 e 28 de outubro. A margem de erro é de dois pontos porcentuais para mais ou para menos.
O cenário permanece quase tudo igual na pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta-feira (29). O instituto aponta Dilma com dez pontos à frente de Serra. De acordo com o levantamento, a petista subiu de 49%, no último levantamento, para 50%, agora. Já o candidato do PSDB foi de 38% para 40%. 
A principal alteração no quadro foi no percentual de indecisos, passando de 8% para 4% em dois dias. Os que votam em branco, nulo ou nenhum mantiveram-se estáveis em 5%.
Considerando-se apenas os votos válidos (excluídos brancos e nulos), Dilma manteve os 56% registrados nas últimas pesquisas. Serra também ficou com os mesmos 44%. 
A candidata do PT lidera, entre os homens, com 54% contra 38% do tucano. Já no voto feminino há uma pequena diferença de três pontos percentuais: Dilma está com 46% e Serra obtém 43%, tecnicamente empatados. 
No levantamento por região, ela ainda lidera com 33 pontos de vantagem no Nordeste, onde soma 62% das intenções de voto, contra 29% de Serra. Já o tucano mantém a dianteira no Sul com 12 pontos de vantagem. 
A pesquisa Datafolha, encomendada pelo jornal "Folha de S.Paulo”, foi realizada na quinta-feira em 256 cidades e  4.205 foram entrevistadas. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. O número de registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é 37.721/2010. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp