Política

Lídice critica piada de Bolsonaro sobre baianos

Reprodução/ TV Senado
Para a senadora, a brincadeira é uma caracterização conhecida da elite colonialista desse país  |   Bnews - Divulgação Reprodução/ TV Senado

Publicado em 24/10/2018, às 19h59   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A senadora Lídice da Mata (PSB-BA) fez duras críticas ao candidato à Presidência da República Jair Bolsonaro (PSL), em resposta ao vídeo em que ele aparece fazendo uma piada sobre a Bahia. Nas imagens, Bolsonaro pergunta por que é vantajoso comprar carro na Bahia, e ele mesmo responde: “Porque já vem com freio de mão puxado".

“Dizer que a Bahia e que o povo baiano é preguiçoso, é, mais uma vez, buscar a caracterização tão conhecida da elite colonialista desse país, patrimonialista com o Nordeste e com aqueles que não tiveram um tratamento igual ao longo do desenvolvimento desta nação. Não aceitaremos a caracterização contra nordestinos, contra nortistas, tentando minimizar as desigualdades sociais e regionais existentes no Brasil e tratando como coitadismo. A mim não amedrontam e nem amedrontam o povo brasileiro, muito menos o povo nordestino ou baiano”, se rebelou Lídice.

Mais cedo, a fala do presidenciável também foi criticada pelo governador da Bahia, Rui Costa (PT). "Lamentável o comentário do candidato Jair Bolsonaro sobre a Bahia e os baianos. Aqui, com muita raça foi consolidada a independência do Brasil e o povo gritou: 'Com tiranos não combinam brasileiros corações'.  Nosso estado é pobre, mas é de gente trabalhadora no campo e na cidade. Aqui se trabalha muito para sobreviver com dignidade. Baianas e baianos desprezam, candidato, sua fala preconceituosa e estarão sempre a postos para responder a quem quer que seja que tente desrespeitar a Bahia", disse o petista através de nota.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp