Política

Após polêmica, oposição pede vista e encerra sessão na AL-BA 

Vagner Souza / BNews
A sessão chegou a ser suspensa por 10 minutos  |   Bnews - Divulgação Vagner Souza / BNews

Publicado em 30/10/2018, às 18h40   Tamirys Machado


FacebookTwitterWhatsApp

O projeto que altera as taxas do Poder Judiciário na Bahia, com base no índice da inflação de 4,15%, gerou polêmica entre oposição e governo na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) e derrubou a sessão desta terça-feira (30).

O presidente da Casa, Angelo Coronel (PSD) colocou em votação, mas nenhum deputado, nem da base governista, quis relatar a proposta em plenário. A sessão foi então suspensa por 10 minutos. Ausente na discussão, o deputado Rosemberg Pinto (PT) foi "indicado" pelos colegas para relatar, assim que adentrou ao plenário. Após a leitura, o deputado Luciano Ribeiro (DEM) criticou a proposta e pediu vista. "Reajuste médio de 4,15% nas taxas cartorais, esse reajuste chega a 74% em alguns casos. Quero pedir vista para poder confrontar com a realidade dos baianos", justificou. 

Uma reunião foi marcada para próxima segunda-feira (5), às 15h, entre governo e oposição para tratar sobre o assunto. Representantes do Judiciário estiveram presentes na sessão para negociarem com os deputados. 

A sessão foi encerrada, porém, havia um acordo feito na última sessão, entre os líderes de bancada para votarem o projeto 22.916/18, que regulariza imóveis da Sudic. O objetivo da proposta é viabilizar empreendimentos comerciais e industriais. O PL, também relatado pelo deputado Rosemberg Pinto, foi aprovado.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp