Política

PF inicia investigação de compra de votos em Itajuípe

Publicado em 29/10/2010, às 15h43   Redação Bocão News


FacebookTwitterWhatsApp

A Polícia Federal (PF) de Ilhéus vai investigar o suposto esquema de compra de votos em Itajuípe, sul da Bahia, nas eleições proporcionais, denunciado pelo Correio no último dia 13. O esquema beneficiaria os então candidatos Félix Mendonça (federal) e Paulo Câmera (estadual), ambos do PDT, que disputaram a reeleição, e o ex-prefeito do município, Paulo Martinho.  

A partir desta sexta-feira (29), a delegada Lívia Drumond pretende começar a analisar as imagens do flagrante do crime eleitoral no distrito de União Queimada para, após isso, abrir inquérito para apurar o caso.

Conforme as gravações feitas com câmera escondida, os agenciadores do suposto esquema compraram dezenas de votos pelo valor de R$ 50 cada.

Além dos políticos, a delegada vai ouvir os responsáveis por agenciar, fiscalizar e pagar o esquema e todos os eleitores aliciados, acusados de venderem o voto e que assinam uma lista com 30 nomes.

Caso fique comprovado o envolvimento dos políticos no suposto esquema, eles poderão ter seus mandatos cassados e cumprirem pena de quatro anos de reclusão por prática de crime eleitoral e corrupção.

No entendimento do procurador regional eleitoral, Sidney Madruga, as gravações sãoi provas contundentes do envolvimento dos dois agenciadores. Com relação à participação dos dois candidatos e o ex-prefeito, o procurador entende só ficará conhecida após uma investigação profunda.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp