Política

Ministério Público quer que Aécio devolva R$ 11,5 milhões gastos com 1.300 voos quando era governador

Valter Campanato/ Agência Brasil
Segundo o MP-MG, Aécio não comprovou interesse público das viagens  |   Bnews - Divulgação Valter Campanato/ Agência Brasil

Publicado em 24/11/2018, às 11h15   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O Ministério Público de Minas Gerais pediu na Justiça que o senador Aécio Neves (PSDB) devolva R$ 11,5 milhões aos cofres da administração mineira por realizar 1.337 voos em aeronaves do estado sem comprovação de interesse público, no período em que foi governador.   

O valor pedido pelo MP é o mesmo do prejuízo que, segundo o órgão, o tucano causou aos cofres. Na ação, o MP também requereu o bloqueio dos bens do senador. Segundo o jornal O Estado de S. Paulo, em despacho publicado na sexta-feira (23), a juíza Claudia Costa Cruz Teixeira Fontes, da 5ª Vara da Fazenda Pública Estadual e Autarquias de Belo Horizonte, afirma que o pedido de indisponibilidade de bens será analisado "após manifestação do político e do Estado" na ação.

De 2003 a 2006 e de 2007 a março de 2010, período em que Aécio foi governador, a Promotoria contabilizou voos sem a comprovação de interesse público para cidades como Rio de Janeiro, onde ele mantinha apartamento, e Claudio, cidade do centro-oeste de Minas onde a família do tucano possui fazenda. Segundo o MP foram 138 voos para o Rio e 116 para Claudio. "Grande parte desses deslocamentos aéreos foram realizados para transporte de passageiros não identificados no momento dos voos." 

Em resposta, a assessoria do senador citou decreto assinado pelo próprio tucano, quando governador, em 19 de maio de 2005, que prevê "para o chefe Executivo estadual as mesmas normas previstas para o chefe do Executivo federal!". "O senador Aécio Neves considera incompreensível a relação de voos questionados pelo Ministério Público, que contém praticamente todos os voos realizados ao longo de oito anos", diz a nota da assessoria. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp