Política

Novo PPS pode se chamar "Movimento 23" e ficar mais alinhado a Bolsonaro

BNews
Nomes do PSDB também já demonstram interesse pela agremiação  |   Bnews - Divulgação BNews

Publicado em 25/11/2018, às 11h05   Henrique Brinco


FacebookTwitterWhatsApp

O Partido Popular Socialista (PPS) vai mudar de nome e se fundir com outras legendas para se manter dentro da cláusula de barreira, conforme já informado pelo BNews. Agora, chega a informação de que a agremiação discute também uma mudança importante de estatuto. Atualmente, o partido negocia a fusão principalmente com a Rede e outros movimentos menores - como o Agora e o Renova. Entretanto, nomes do PSDB também já demonstram interesse pela migração.
 "É natural a procura pelo PPS pela sua história, pela sua vida pregressa no Congresso. É um partido fora de qualquer processo de corrupção e é Ficha Limpa. É um partido com parlamentares de fora de tudo que aconteceu de corrupção no país. Era esperado que parlamentares que estavam insatisfeitos com as suas siglas nos procurem", revela Joceval Rodrigues, presidente do PPS Bahia.
A legenda tende a caminhar por uma linha mais liberal e parecida a adotada pelo presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL). Nacionalmente, a agremiação se define como "independente" em relação ao futuro governo.
"Nós temos pessoas conservadoras e agora teremos um movimento mais liberal. [...] O mais importante agora é estar antenado com o pensar do povo. A mudança do nome e do estatuto é para nos adequar aos anseios do povo. Queremos um novo partido onde os progressistas, liberais e socialistas possam dialogar e encontrar um rumo para o país".
O vereador soteropolitano também revela quais são as opções de nomes discutidas. "O nome mais votado hoje é Movimento 23. Não tira somente o nome 'socialista'. Também tem a proposta de Movimento Popular e Movimento Renova", afirma.
Joceval, no entanto, afirma que ainda não há uma estimativa de quantos filiados o PPS terá após as fusões. "Em 2022, há a possibilidade de ampliar as exigências para a cláusula de barreira. Inclusive, na quantidade de votos necessários. Vamos nos adequar para a legislação. O número de filiados será adequado de acordo com o número da lei".
Em janeiro, o partido realiza uma grande convenção nacional para definir o novo nome e diretrizes para os próximos anos. "O PPS não está só crescendo, mas também está mudando o nome. Em janeiro, teremos um congresso extraordinário nacional não só para mudar o nome. O PPS está mudando também o seu estatuto".

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp