Política

Renan Calheiros é absolvido pelo TRF-1 em ação cível do caso Mônica Veloso

Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Desembargadores entenderam que, como a Segunda Turma do STF livrou o senador da ação penal, não fazia sentido manter a acusação na área cível

Publicado em 27/11/2018, às 19h54    Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil    Redação BNews

O senador Renan Calheiros (MDB-AL) foi absolvido, nesta terça-feira (27), pela Terceira Turma do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) em ação de improbidade administrativa no caso da jornalista Mônica Veloso. Segundo o G1, como a Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) livrou o senador da ação penal em setembro, os desembargadores entenderam que não fazia sentido manter a acusação na área cível.

Em novembro do ano passado, Renan Calheiros foi condenado pela 14ª Vara Federal do Distrito Federal à perda do mandato e suspensão dos direitos políticos, pois o magistrado entendeu que houve enriquecimento ilícito por conta do suposto pagamento de pensão por parte da empreiteira Mendes Júnior a um filho que o senador teve fora do casamento. 

O senador afirmou, por meio de sua assessoria, que "a decisão faz Justiça e repara um grave erro que perdurou por 11 anos, num processo desgastante pessoal e politicamente".

Classificação Indicativa: Livre