Política

Brown e Durval serão convidados para CPI do Ecad

Imagem Brown e Durval serão convidados para CPI do Ecad
Os artistas foram convocados para participar da audiência pública que será realizada em Salvador  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 19/10/2011, às 07h27   Redação Bocão News


FacebookTwitterWhatsApp






A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga possíveis irregularidades nas atividades do Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad) aprovou na terça-feira (18) a quebra do sigilo fiscal nos últimos dez anos do órgão, de sua superintendente, Glória Braga, e do gerente financeiro, Jorge Taborda.
Segundo o presidente da CPI, senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP), a abertura das contas é necessária porque o escritório não colaborou com a investigação. "Pra mim não é confortável fazer a quebra de sigilo fiscal ou bancário de qualquer pessoa, mas o Ecad não nos deixou alternativa porque todas as informações que pedimos não foram prestadas", afirmou.
Com a quebra do sigilo, a comissão espera descobrir o valor dos salários dos dirigentes e investigar movimentações financeiras do escritório que pareçam suspeitas. A entidade, que é privada, centraliza a arrecadação e distribuição dos direitos autorais de execução pública musical.
Além da quebra do sigilo, a comissão aprovou também convites para que alguns artistas participem de audiência pública que será realizada em Salvador no dia 27. Entre os convidados estão os compositores Carlinhos Brown e Latino e o líder da banda Asa de Águia, Durval Lélys.
Sessão secreta

A CPI aprovou também a realização de uma sessão secreta, ainda sem data definida, para ouvir  envolvidos no caso de Milton Coitinho. Nos registros do Ecad, Coitinho consta como compositor, mas a CPI investiga suspeita de que ele - que trabalha como motorista - tenha sido usado como laranja no desvio de R$ 140 mil em pagamentos de direitos autorais.

De acordo com Randolfe, a sessão foi marcada porque um dos envolvidos no esquema, ex-funcionário da União Brasileira dos Compositores (UBC), disse que se sentia ameaçado para expor em público as informações às quais teve acesso.
Essa sessão é considerada por Rodrigues como um dos passos mais importantes para a conclusão da CPI. Segundo o senador, a expectativa é que investigações sejam finalizadas ainda em novembro.
O outro passo importante para a CPI, segundo o senador, é o depoimento de José Antônio Perdomo, superintendente da UBC, marcado para quinta-feira (20).
O senador espera que os depoimentos e a quebra de sigilo ajudem a responder três questões: qual foi a movimentação financeira do Ecad, como são gastos os 17% da arrecadação que são destinados à manutenção e como se explicam alguns gastos suspeitos.

Com informações: G1

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp