Política

Bolsonaro terá que negociar cinco acordos comerciais

Reprodução
A dúvida é se o Itamaraty seguirá com a liderança das equipes que participam das rodadas   |   Bnews - Divulgação Reprodução

Publicado em 13/12/2018, às 06h13   Redação BNews



O presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) receberá, em seu primeiro ano de mandato, cinco negociações de acordos de livre comércio em andamento. A informação é da Coluna Mercado, da Folha.

De acordo com a coluna, duas delas, com Coreia do Sul e Singapura, serão praticamente iniciadas em seu governo. As outras três, em estágio mais avançado, são com Canadá, Efta (bloco de Noruega, Suíça, Islândia e Liechtenstein) e União Europeia —que tem uma rodada em andamento nesta semana. Não há clareza sobre como a dissolução do Ministério da Indústria e uma possível guinada no de Relações Exteriores poderão afetar as tratativas, segundo um servidor envolvido nas negociações.

Ainda conforme a publicação, a dúvida é se o Itamaraty seguirá com a liderança das equipes que participam das rodadas e qual seria o efeito de uma possível alteração.  Ainda assim, a expectativa dos negociadores é que pelo menos um acordo, o do Canadá, seja encerrado no primeiro ano de Bolsonaro no Planalto.

A maior abertura do mercado canadense pode ampliar a exportação de 336 produtos, segundo a CNI (Confederação Nacional da Indústria). Importações de países e blocos que negociam acordos de livre comércio com o Brasil.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp