Política

Após aprovação tumultuada, Rui sanciona aumento de contribuição dos servidores para Previdência

Henrique Brinco
Com isso, servidores terão 14% do salário descontados para Previdência   |   Bnews - Divulgação Henrique Brinco

Publicado em 13/12/2018, às 08h44   Bruno Luiz


FacebookTwitterWhatsApp

Cerca de 18 horas após aprovação na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), o governador Rui Costa (PT) sancionou nesta quinta-feira (13) o aumento da contribuição dos servidores públicos para a Previdência. Isso quer dizer que, a partir de agora, os funcionários terão 14% do salário descontados para destinação ao fundo previdenciário do estado. Atualmente, essa porcentagem é de 12%.

Para levar esse reajuste na alíquota à votação, o Executivo fez uma manobra. O governador colocou a medida como mero artigo de um projeto de lei que reajusta os valores pagos por serviços prestados pela Agerba. A questão passaria despercebida, se a bancada de oposição não tivesse denunciado o movimento.



O aumento foi uma das propostas do pacotão de medidas econômicas e administrativas de Rui que mais gerou polêmica entre os servidores do estado. Na terça, em protesto contra os projetos, um grupo de 100 funcionários públicos invadiu o plenário da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) e impediu a votação da reforma administrativa.

Não adiantou. O aumento da contribuição foi aprovado nesta quarta (12) em uma sessão atípica. O presidente da Casa, Angelo Coronel (PSD), transferiu a votação para o auditório, impediu a entrada de manifestantes no local e reforçou o esquema de segurança, com presença de equipes do Batalhão de Choque da Polícia Militar.

Por outro lado, a bancada de oposição decidiu sair do auditório, em protesto contra a votação. Com isso, as propostas foram aprovadas em cerca de 10 minutos,  com deputados governistas isolados do clamor popular, que pedia mais discussões sobre as medidas, antes da votação.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp