Política

Em dois anos de mandato, Temer cumpriu apenas 7 de 20 promessas

Lula Marques/ Agência PT
Do total, dez nunca saíram do papel e três foram cumpridas em parte  |   Bnews - Divulgação Lula Marques/ Agência PT

Publicado em 31/12/2018, às 18h56   Bruno Luiz


FacebookTwitterWhatsApp

Em dois anos de mandato, o presidente Michel Temer cumrpiu apenas sete das 20 promessas que fez no documento "Uma ponte para o futuro", em pronunciamento após o impeachment de Dilma Rousseff (PT), em maio de 2016. O levantamento foi feito pelo site IG.

Do nnúmero total, dez nunca saíram do papel e outras três foram cumpridas em parte. Uma das não concretizadas por Temer foi reduzir o desemprego no país. A taxa até começou a cair em abril de 2017, mas, em novembro de 2018, era de 11,6%, maior que a registrada em 11,6%, quando assumiu a presidência. 

A reforma da Previdência, também anunciada como uma das principais bandeiras de Temer, acabou não acontecendo, após o projeto, que tramitava no Congresso, não ser levado à votação depois do início da intervenção federal no Rio de Janeiro, que proíbe a aprovação de emendas constitucionais. Ele também havia prometido finalizar mais de 1.500 obras atrasadas ou inacabadas, mas entregou apenas 255 concluídas até o fim de 2017. 

Por outro lado, o presidente cumpriu a expectativa de manter os programas sociais. O valor pago pelo Bolsa Família aumentou de R$ 85 para R$ 89. O Minha Casa Minha Vida continuou ativo, mas a verba do programa foi reduzida. Outros programas também foram mantidos, como o ProUni, o Fies e o Pronatec. O mandato de Temer termina nesta terça-feira (1º).  

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp