Política

CMS: Trindade deve deixar Podemos na próxima janela partidária

BNews/Arquivo
Edil não concordou com a aclamação do correligionário Sidninho como líder da oposição e decidiu migrar para outro bloco, também oposicionista  |   Bnews - Divulgação BNews/Arquivo

Publicado em 16/01/2019, às 16h40   Henrique Brinco


FacebookTwitterWhatsApp

O vereador José Trindade vai esperar a próxima janela partidária para deixar o Podemos. O edil da Câmara Municipal de Salvador não concordou com a aclamação do correligionário Sidninho como líder da oposição e decidiu migrar para outro bloco, também oposicionista.
Procurado pelo BNews, Trindade afirma que não seguirá mais as orientações da agremiação. "Minha participação no bloco parlamentar será, vamos dizer assim, informal. Seguirei as votações, as orientações, participarei das reuniões e seguirei as recomendações do bloco parlamentar. O regimento me impede que eu venha como parlamentar avulso e participe do bloco. Mas darei todo o apoio e votarei conforme o bloco parlamentar em conjunto definir", avisa.
Ele também voltou a alegar que a sigla não o procurou em nenhum momento para dialogar sobre o assunto. "O partido, em nenhum momento, considerou a minha posição de parlamentar, não me consultando em nenhuma das decisões. O que me dá também margem para não ter, em relação ao partido, nenhum tipo de diálogo em relação as decisões da Câmara Municipal. Já que não fui consultado, não houve a democracia, também fico a vontade para caminhar da melhor forma que achar. E vou caminhar com o bloco parlamentar".
A próxima janela partidária só acontecerá em 2020. Até lá, o edil terá que continuar no Podemos e só poderá sair caso sofra algum processo de expulsão. "As janelas partidárias ocorrem todos os anos em que houver eleição, até 30 dias antes do fim do prazo de filiação partidária, que ocorre nos 06 meses anteriores às eleições", explica o advogado eleitoral José Amando.
Também procurado pelo BNews, o presidente estadual da sigla, deputado federal Bacelar (Podemos), lamentou o imbróglio envolvendo o grupo oposicionista na CMS. "Acho que a bancada de oposição na Câmara é tão pequena que medidas divisionistas só favorecem a situação. Neste sentido, trabalho pela união da oposição na Câmara. O meu projeto está acima de vaidade de cargos", ressalta. 
Questionado se o Podemos aceitará continuar com Trindade mesmo sem ele seguir as orientações da bancada, Bacelar se esquiva. "Isso é uma questão mais até da bancada municipal. O partido se preocupa com uma desunião dos vereadores. Continuo trabalhando pela união das oposições".

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp