Política

Eleição já acabou em 12 países

Publicado em 31/10/2010, às 09h40   Redação Bocão News




Às 9h30 deste domingo (30), 12 países do exterior já haviam finalizado segundo turno da eleição que definirá o sucessor do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, segundo informações do Tribunal Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF), responsável pelo recebimento da transmissão de resultados do exterior.

O resultado será conhecido a partir das 17 horas, quando for iniciado o processo de apuração dos votos no Brasil.

Os países que finalizaram a votação são Nova Zelândia, Austrália, Coreia do Sul, Japão, Timor Leste, Hong Kong, Malásia, Taiwan, Tailândia, Indonésia, Filipinas e China. De acordo com o TSE, 200.392 brasileiros estavam aptos a votar nas 579 seções eleitorais no exterior.

No primeiro turno apenas 88,9 mil compareceram, uma abstenção de 55,5%. Entre os eleitores que votaram no Brasil, a abstenção foi de 18%. A expectativa é que, devido ao feriado prolongado, aumente a abstenção.

Mais de 135 milhões de eleitores voltaram às urnas a partir das 8h deste domingo para votar no novo presidente do Brasil: Dilma Rousseff (PT) ou José Serra (PSDB). Os eleitores de oito Estados (Goiás, Amapá, Rondônia, Roraima, Pará, Paraíba, Piauí e Alagoas) e do Distrito Federal também definirão seus próximos governadores.

A votação será encerrada às 17h, quando começa o processo de apuração dos votos. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) estima que o resultado da eleição seja conhecido até às 22 horas.


Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp