Política

Lula encerra mandato viajando

Publicado em 31/10/2010, às 10h06   Redação



Até entregar o “bastão” ao seu sucessor, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve visitar 10 países, fazendo assim aquilo que mais vez durante seus oito anos de mandato: viajar.

Apesar das críticas do PT às viagens realizadas pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB), Lula fez o dobro de viagens no mesmo período e, para não perder o costume, vai encerrar seu mandato visitando diversos países nos próximos 60 dias.

O objetivo dessas viagens é se despedir dos líderes de grupos internacionais que o Brasil integra, com fins mais diplomáticos do que políticos.
Acompanhado de Dilma Rousseff – caso ela vença a eleição - o presidente Lula embarca para Moçambique, no próximo dia 12 de novembro.
Também tem encontro marcado com o G-20 em Seul, na Coreia, onde defenderá medidas para conter a guerra cambial.

Ainda em novembro, o presidente participará de uma reunião em Gerogetown, na Guiana, com membros das Nações Sul-Americanas (Unasul).

Seu último encontro internacional como presidente está marcado para os dias 16 e 17 de dezembro, em Foz do Iguaçu, para sua última reunião do Mercosul.

Na agenda do presidente ainda constam visitas oficiais ao Chile, Argentina, Venezuela, El Salvador, Guatemala e República Dominicana.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp