Política

Com lágrimas, Eva Chiavon se despede da Casa Civil

Publicado em 27/10/2011, às 19h26   Marivaldo Filho




A coletiva concedida à imprensa, nesta quinta-feira (27), na Governadoria do Estado (CAB), selou a despedida de Eva Chiavon da Secretária da Casa Civil do Governo da Bahia. Com lágrimas, a “dama de ferro” do governo baiano fez um balanço das ações nos 4 anos e 10 meses da sua gestão e confirmou que, convidada pelo Ministério do Planejamento, assumirá a Secretaria Executiva da pasta, no início de novembro (em data ainda não confirmada). Em seu lugar, assume interinamente o chefe de gabinete, Carlos Melo.

“Não considero, necessariamente, que foi uma promoção. Aceitei o convite do Ministério do Planejamento e tenho a certeza de que será mais um grande desafio. Saio daqui feliz com as experiências que passei aqui e com a sensação de missão cumprida. Foi muito rica a minha experiência, in loco, visitando os lugares, na luta pelo desenvolvimento do Nordeste, mais especificamente da Bahia”, afirmou Eva Chiavon.

Sobre os projetos para o desenvolvimento da Bahia, segundo a nova secretária executiva do Ministério do Planejamento, merecem destaque o Água Para Todos, Todos pela Alfabetização (Topa), iniciativas de qualificação profissional, além de obras de infraestrutura.



Sobre o Porto Sul, trará um novo impulso socioeconômico para o estado, pois significará a criação de um sistema logístico que vai resolver a complexa equação de custo para escoamento da carga agrícola e mineral da Bahia. Para ela, será possível a convivência entre o Porto Sul e as vocações naturais da região.
Disputa

Apesar do anúncio de Carlos Melo para assumir interinamente a Casa Civil, o cargo está sendo bem disputado na base aliada do governador Jaques Wagner.

Questionada se o PSB iria tenta emplacar um secretário no lugar de Eva Chiavon, a senadora Lídice da Mata, presidente da legenda da Bahia, despistou. "Nós não disputamos nunca. Quem compõe o governo é o governador. Nós somos aliados e conversamos com Jaques Wagner a respeito de tudo que ele fizer. Pelo que estou entendendo, vai deixar o secretário em exercício. Acho um rapaz muito competente. Jovem e competente. Tem ajudado enormemente a secretária Eva Chiavon. O governador vai decidir quando for conveniente. Acho que devemos comemorar, pois doutora Eva Chiavon tinha sido convocada desde o início do governo para participar do governo Dilma e é muito bom que o governo da Bahia possa ofertar à presidência da Republica uma posição tão destacada , uma secretária executiva do ministério do Planejamento, é o vice-ministro como diz o povo. Isto vai ser muito bom para a Bahia e para o Brasil".

Foto: Adenilson Nunes/ Secom Bahia

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp