Política

Wagner e Dilma dicutem o Porto Sul em audiência particular

Imagem Wagner e Dilma dicutem o Porto Sul em audiência particular
Presidente quer modelagem pronta até o fim do ano  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 28/10/2011, às 08h52   Caroline Gois



Na tarde de quinta-feira (27), o governador da Bahia, Jaques Wagner, teve uma audiência particular com a presidente da república, Dilma Roussef, sobre o Porto Sul. De acordo com a coluna de Levi Vasconcelos, Dilma teria ligado para o ministro dos Portos, Pedro Brito, e disse querer a modelagem do projeto até o fim do ano. De acordo com o governo baiano, o Porto Sul, integrado ao Complexo Intermodal Logístico projetado para a região sul da Bahia, do qual fazem parte a Ferrovia Integração Oeste-Leste (Fiol) e o novo Aeroporto Internacional de Ilhéus, o Porto Sul, que concilia um modelo off-shore (afastado da costa) e um recuo da área logística primária, começa a sair do papel para tornar-se realidade. O Departamento de Infraestrutura de Transportes da Bahia (Derba) publicou no último dia 29, no Diário Oficial, o edital de licitação para contratação de empresa especializada em estudos subaquáticos e sondagens marítimas, para análise preliminar da área, na Ponta da Tulha, em Ilhéus, onde será implantado o Porto Sul. Com orçamento estimado em R$ 310 mil, as propostas de estudo,  previstas paraserem entregues no dia 16 de fevereiro, às 10h, na Coordenação Executiva de Licitação (CEL), localizada na Avenida Luis Viana Filho (CAB), em Salvador, vão dar suporte para elaboração do projeto básico de engenharia para concretização do porto público.


O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), que oficializou o recebimento e aceite do Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e do Relatório de Impacto Ambiental (RIMA) do projeto Porto Sul. A audiência pública relativa ao processo de licenciamento será neste sábado (29), a partir das 14h, no Centro de Convenções Luís Eduardo Magalhães, em Ilhéus. O Porto Sul será construído pelo governo baiano na região de Aritaguá, norte de Ilhéus.

A configuração é de um moderno porto em mar aberto, com área de cais avançada, a 2,5 quilômetros da costa.
Nesta semana, a ex-secretária da Casa Civil, agora do Planejamento, Eva Chiavon, concedeu uma entrevista ao jornal Tribuna da Bahia - publicada na segunda-feira (24).

Chiavon ressaltou que o Porto Sul trará um novo impulso socioeconômico para o estado, pois significará a criação de um sistema logístico que vai resolver a complexa equação de custo para escoamento da carga agrícola e mineral da Bahia.
Para ela, será possível a convivência entre o Porto Sul e as vocações naturais da região. O sucesso do Porto de Suape, em Pernambuco, segundo ela, é um exemplo a ser levado em consideração.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp