Política

Promessa ao PSL fará comissão mais visada da Câmara ficar com novato

Agif/Folhapress
A CCJ terá à frente um dos 243 parlamentares que nunca passearam pela Casa  |   Bnews - Divulgação Agif/Folhapress

Publicado em 14/02/2019, às 22h57   Folhapress


FacebookTwitterWhatsApp

Colegiado mais importante da Câmara, a Comissão de Constituição e Justiça será liderada por deputado de primeiro mandato. Prometida para o PSL, cuja bancada tem 50 novatos, a comissão terá à frente um dos 243 parlamentares que nunca passearam pela Casa.

Uma das primeiras tarefas da CCJ será a de apreciar a constitucionalidade do texto da reforma da Previdência, que deve tramitar na Casa ainda em fevereiro. Na última legislatura, dois deputados de primeira viagem presidiram o colegiado. Mas ambos o fizeram na segunda metade do mandato.

Em 2015, foi o líder do PP, Arthur Lira (AL), quem assumiu as funções, então no segundo mandato. Foi sucedido por Osmar Serraglio (MDB-PR), eleito para a Câmara pela primeira vez em 99.

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), prevê que as comissões sejam instaladas na semana que vem. Porém a definição pode ficar para depois do Carnaval. Isso porque os partidos disputam não só quem ficará com qual colegiado mas também qual de seus deputados irá comandá-los.

No PSL, quatro deputados disputam a presidência da CCJ. Estão no páreo Bia Kicis (DF), Felipe Francischini (PR), Coronel Tadeu (SP) e Marcelo Freitas (MG).

Pela CCJ passam as propostas de emenda à Constituição, projetos temas penais, eleitorais, processuais, entre outros. Além disso, a comissão delibera sobre eventuais cassações de parlamentares.

Outro impasse diz respeito à Comissão de Finanças e Tributação, prometida ao PSL no acordo feito pelo apoio à reeleição de Maia. Mas isso já tem sido alvo de críticas por parte de siglas como o PP e o MDB.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp