Política

Duas novas comissões especiais resolvem problema na AL

Imagem Duas novas comissões especiais resolvem problema na AL
Com todos os partidos acomodados, as atividades parlamentares podem ser retomadas   |   Bnews - Divulgação

Publicado em 01/11/2011, às 10h07   Luiz Fernando Lima


FacebookTwitterWhatsApp

Na tarde desta segunda-feira (31) as lideranças partidárias da Assembleia Legislativa desataram o nó que vinha travando a pauta da Casa. Em uma reunião prolongada, oposição e governo solucionaram o impasse desmembrando uma comissão em duas. Antes o grupo de trabalho do Porto Sul discutia tanto a questão do equipamento marítimo quanto a ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol). Os trabalhos eram comandados pela deputada Ivana Bastos, que era do PMDB e agora integra os quadros do PSD.

Ivana e o novo partido, que tem a segunda maior bancada da Casa, não abriam mão da comissão. A oposição entendia que ela era “por direito” da bancada. Pois bem, na reunião de lideranças ficou definido que a Porto Sul ficará com a bancada da minoria – Augusto Castro (PSDB) luta pela indicação, mas nos bastidores corre que Elmar Nascimento (PR) também quer. O problema do republicano é que ele já ocupa um assento na Mesa Diretora, é 2º secretário, e, em tese, não pode presidir o grupo.

Já a deputada social-democrata vai presidir a Comissão Especial da Fiol e Energia Renováveis. O PSD ficou ainda com o comando da de Finanças e Orçamento, com Adolfo Menezes; e Direitos Humanos e Segurança Pública, com Temóteo Brito. Os comunistas mantiveram a presidência da comissão de Educação, com Kelly Magalhães. O PRB ficou com a cabeça da de Saúde com Pastor José de Arimatéia.

A maior bancada da Casa é a do PT e o partido ficou com duas comissões permanentes e um especial. A CCJ continua sendo presidida pelo ex-líder da legenda na Assembleia, Paulo Rangel; os assuntos das Mulheres também permanecem inalterados com Luiza Maia à frente das discussões; Bira Corôa, que tenta a indicação para disputar a prefeitura de Camaçari, preside a Promoção da Igualdade. João Bonfim (PDT) foi mantido na condução da comissão de Territorialidade. O PP, de Luiz Augusto, ficou com Agricultura

Entre os partidos da oposição, o DEM ficou com Infraestrutura, Tom Araújo. O Pedro Tavares (PMDB) é novo presidente da de Defesa do Consumidor, até então comandada por Rosemberg Pinto (PT). Tavares já avisou que pretende levar à Assembleia assuntos como TWB, concessionárias das estradas, entre outros assuntos polêmicos.

O PSDB permanece à frente da comissão de Meio Ambiente, o deputado Adolfo Viana conduz os trabalhos. Outra especial criada nesta reorganização foi a da Copa, quem assume os trabalhos é o pré-candidato à prefeitura de Irecê, Luizinho Sobral (PTN).

Os parlamentares acreditam que no Diário Oficial desta terça-feira (1º) os nomes dos componentes sejam publicados. Na quinta (3), o martelo das datas e horários dos encontros semanais será batido. Os trabalhos das comissões efetivamente só começam na próxima segunda-feira (7).

Foto1: Gilberto Júnior // Bocão News
Foto2: Edson Ruiz // Bocão News

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp