Política

Rivais na CMS, vereadoras da causa animal pregam contra zoológico; Suíca rebate

BNews
Marcelle e Ana Rita afirmam que o espaço não tem condições de receber animais  |   Bnews - Divulgação BNews

Publicado em 18/03/2019, às 16h23   Henrique Brinco


FacebookTwitterWhatsApp

As vereadoras Marcelle Moraes (Sem Partido) e Ana Rita Tavares (PMB), que já protagonizaram embates históricos na Câmara Municipal, fizeram duros discursos contra o zoológico de Salvador. As duas afirmam que o espaço não tem condições de receber animais e ressaltaram a morte recente de um hipopótamo no espaço. Ambas, no entanto, divergiram ao comentar a responsabilidade do Governo do Estado na administração do local.

Marcelle apresentou um projeto de lei que proíbe a criação ou implantação de zoológicos, aquários e parques público e privados que exponham animais silvestres. No texto, publicado no Diário Oficial desta segunda-feira (18), a edil pediu a transferência desses animais para santuários que tenham condições de recebê-los. Em seu discurso no Plenário, ela defendeu o fechamento do zoológico e fez ataques ao governador Rui Costa (PT). "É um dos zoológicos mais crueis do mundo", vociferou.

Já Ana Rita afirmou que apresentou ao Governo do Estado uma proposta para que transforme o local um centro de reabilitação para animais vitimizados pela violência. A edil, no entanto, poupou Rui de críticas. "Todos sabem da posição contrária que tenho sobre o zoológico, que infelizmente ensina as crianças o aprisionamento, esse sentimento de ver o animal ali como se fosse um objeto para entretenimento", discursou.

O vereador Suíca (PT) falou em seguida e também comentou o assunto. "Quero dizer que o zoológico era sonho de consumo de qualquer garoto pobre da nossa cidade. Tínhamos passeios na escola", comentou o petista. "É lógico que qualquer espaço desse, tem que ser bem cuidado e a gente apela para que qualquer governo possa cuidar daquele espaço e que a gente possa apresentar aos nossos filhos aquela espécie em extinção".

O edil aproveitou para defender Rui e atacar a oposição. "Esse zoológico não foi feito pelo governador Rui Costa ou do PT. Esse zoológico que aí está, e que é mantido pelos governos do PT, acho que é um dos melhores que existe no país. Agora, é preciso lembrar que naquele espaço que morava uma comunidade eu vi e enfrentei um governo que derrubou as casas das pessoas como se fossem animais".

Suíca afirmou que o zoológico é importante para a cidade e sugeriu ao presidente da CMS, Geraldo Júnior, um projeto de indicação para revitalização do espaço.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp