Política

PT define calendário eleitoral; Gleisi poderá concorrer à reeleição

BNews/Arquivo
Segundo o baiano Everaldo Anunciação, ainda não há pré-candidatos para a direção nacional  |   Bnews - Divulgação BNews/Arquivo

Publicado em 23/03/2019, às 11h40   Henrique Brinco


FacebookTwitterWhatsApp

Os diretórios estaduais do PT estão reunidos em Brasília neste fim de semana para definir o calendário eleitoral da legenda para 2019. O encontro conta com a presença do presidente baiano da sigla, Everaldo Anunciação. Segundo o petista, existe a possibilidade da atual presidente nacional, deputada federal Gleisi Hoffmann, concorrer à reeleição. "A tendência é que ela vá disputar. Ela pode ainda", revela ao BNews.

"Estamos concluindo a reunião agora pela manhã. Estamos tentando construir um consenso para que essa agenda organizativa eleitoral aconteça no segundo semestre. Provavelmente com eleições no município em setembro, nos estados em outubro e nacional em novembro", detalha.

Segundo o baiano, ainda não há pré-candidatos para a direção nacional. "Agora é que o processo será aberto, mas estamos trabalhando para que ele possa ter mais desenvolvimento no segundo semestre. Nesse primeiro semestre, vamos continuar com as pautas do Lula Livre e contra a Reforma da Previdência. As questões mais gerais".

Além de Everaldo, o encontro conta com os também baianos Jonas Paulo, Ivan Alex e Sara Gabriela, membros da executiva do partido. "Nesse consenso que está sendo construído, a ideia por exemplo é que as eleições das direções estaduais e nacionais aconteça no Congresso [Nacional do PT]. Em tese, você terá até o Congresso para tomar a decisão. Então, tem um tempo bom aí para construir um olhar de que esse primeiro semestre não será para olhar questões internadas".

Calendário e formato de escolha de direções do PT:

- Adiar o plebiscito para 2021;

- Eleger as direções municipais por PED no dia 8 de setembro, com eleição de delegados para congressos estaduais e com eleições de delegados para o congresso nacional;

- Congressos estaduais 19 e 20 de Outubro (nesse congresso se elege a direção estadual);

- Congresso Nacional 22, 23 e 24 de Novembro (nesse congresso se elege a direção nacional);

- Filiados até dia 8 de junho podem votar e serem votados no PED (três meses de filiação);

- Comissões provisórias só votam nas eleições municipais (não podem votar na escolha dos delegados estaduais e nacionais).

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp