Política

Suíca dá “nota 6” a Rui Costa e diz que tem partidos na base do governo “por conveniência, por cargos”

Reprodução
Tem muitos partidos na base do governo por conveniência, por cargos, tem uns que estão lá porque não tem pra onde ir  |   Bnews - Divulgação Reprodução

Publicado em 28/03/2019, às 11h38   Redação BNews



O vereador Luiz Carlos Suíca (PT) concedeu entrevista ao programa PNotícias, que vai ao ar de segunda a sexta, das 6h às 9h, na Piatã FM. O petista reconheceu alguns avanços na gestão do prefeito ACM Neto (DEM), porém fez críticas ao prefeito. Questionado, então, sobre qual nota daria para o prefeito, ele cravou 5. Mas o que surpreendeu mesmo foi quando ele deu uma nota, que poderia ser de 0 a 10, à gestão do governador Rui Costa, seu correligionário. Sem papas na língua, Suíca seu uma amarga nota 6 ao gestor. 

Membro da Comissão de Constituição de Justiça e vice-líder da oposição, Suíca também criticou vereadores da situação que se posicionaram contra a Comissão Especial de Investigação (CEI) para investigar supostas irregularidades na Secretaria Municipal de Saúde, proposta pelo líder da oposição, Sidininho – que voltou atrás na manhã desta quinta-feira (28) e desistiu da ideia (leia aqui): “eu acho que as pessoas não aprenderam muito com as prisões de grandes figurões nesse país, por último agora o ex-presidente Temer. Eu assinei a CEI. Tem muitos vereadores da base de ACM Neto que acham que a Comissão é um absurdo, que é pra macular. Mas é pra investigar, que é o papel do vereador, da vereadora. A Polícia Federal (Operação Kepler) diz que foi de outro governo. Se foi isso, a base precisa assinar para poder fazer o papel de fiscalização. Temos que saber do secretário de Saúde o que aconteceu”. 

Durante o bate-papo, Suíca elogiou o presidente da Câmara Municipal de Salvador, Geraldo Júnior, e falou sobre o trabalho na Casa: “a Câmara, com Geraldo Júnior, a quem quero mandar um abraço, tem feito uma gestão democrática, observando o regimento e respeitando a maioria e a minoria. Mas nunca vai deixar de ter seus problemas, seus debates, e pra isso os vereadores foram eleitos, pra fazer o debate e representar o povo. Desde que chegue lá em 2013 a Câmara tem dado respostas ao povo”.

Questionado se colocaria seu nome no páreo para a disputa à prefeitura em 2020, tergiversou: “eu sou da tese de que o PT tem que ter candidato a prefeito de Salvador. O PT nunca ganhou as eleições. Estivemos perto com Nelson (Pelegrino), com Pinheiro. Mesmo com o governo estadual do nosso lado não conseguimos. Se você me perguntar o que foi, eu acho que faltou desempenho ou empenho para que pudéssemos ganhar”. Posteriormente, confirmou que tem, assim como todo parlamentar, o sonho de governar sua cidade.  Para Suíca, o candidato tem que ser alguém que a cidade se apaixone, e alfinetou o vice-prefeito Bruno Reis, cujo nome é colocado como um dos que devem disputar a prefeitura em 2020: “tanto que na última pesquisa que saiu o vice-prefeito Bruno Reis aparece na terceira posição”.

Questionado sobre como seria o acordo para acalmar os ânimos da base aliada para que desista de lançar um candidato e apoiar a candidatura do PT, que já tem o governo do estado, Suíca explicou: “já ter o governador do PT não quer dizer que o partido não possa ter candidato a prefeito, até porque cada partido tem seu projeto. Tem muitos partidos na base do governo por conveniência, por cargos, tem uns que estão lá porque não tem pra onde ir. A gente viu que o próprio PP, partido do vice-governador ficou no ‘vai com neto ou vai com Rui’ na última eleição”. 

Durante entrevista ao apresentador Gomes Nascimento e ao jornalista Rafael Albuquerque o vice-líder da oposição na CMS também comentou uma afirmação do deputado Sandro Régis, de que o PT não morreu, mas com a prisão de Lula está enfraquecido: “ele tá enganado. Acho que ele não acompanha muito o PT, que é o partido que mais filiou nos últimos tempos. Lógico que Lula é o grande ídolo dos petistas e do povo brasileiro. Elegemos a maior bancada de deputados federais, elegemos uma boca bancada de estaduais, e elegemos uma governadora mulher. Agora, numa coisa ele tem razão: o PT não morreu”. 

O vereador também comentou o assunto do momento: a possível candidatura do apresentador José Eduardo, da RecordTV Itapoan, a prefeito. “Zé Eduardo é um dos melhores comunicadores do brasil. Ele ganharia meu carinho. Se ele vier pro PT, vou levar a ficha (de filiação) para ele, é um bom candidato. Se ele for candidato no PT será um candidato bom. E se Geraldo Júnior vier para um partido da base será uma boa chapa. Agora falando sério, Zé é um mestre na comunicação e em tratar com as pessoas, daria um bom candidato e um bom prefeito nessa cidade”.

Por fim, o vereador Suíca respondeu o que acha da disputa acerca do polêmico projeto de regulamentação dos aplicativos de transportes, aprovado recentemente: “não é questão de vencedor e vencido, eu acho que precisamos chegar em um termo para que a cidade possa ter uma mobilidade melhor. O trânsito é ruim, a qualidade de transporte é ruim, os aplicativos já estão aí, tem o metrô funcionando bem e está vindo o VLT. O povo precisa ter voz”.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp