Política

Vídeo: feira de carros irregular próxima ao Pq. de Exposições causa transtornos; prefeitura está longe de resolver problema

Leitor BNews
Vendedores de carros atuam livremente no local sem nenhuma intervenção da prefeitura  |   Bnews - Divulgação Leitor BNews

Publicado em 01/04/2019, às 13h41   Rafael Albuquerque


FacebookTwitterWhatsApp

Em setembro de 2018 uma decisão judicial impediu a realização do tradicional Feirão do Automóvel, que há mais de 25 anos ocorre aos domingos em dois dos estacionamentos e na área externa do Parque de Exposições Agropecuárias de Salvador, na Avenida Paralela. Desde então, os vendedores de veículos procuraram outros pontos, na mesma localidade, onde podem comercializar veículos. O problema é que como o volume era muito grande, não há espaço para todo mundo.

Diante disso, muitos vendedores tomam as ruas no entorno do Parque de Exposições, inclusive calçadas, campo de futebol, pontos de ônibus, canteiros e outros locais onde não é permitido o estacionamento de veículos, para o exercício da atividade comercial. Com essa mudança o trânsito na região tem ficado cada vez mais complicado, além do que os estacionamentos estão cada vez mais disputados e os moradores têm passado por vários problemas. 

Um morador da região denunciou ao BNews que vendedores têm loteado, inclusive, estacionamentos de estabelecimentos como hotéis e o Rei da Pamonha para comprar e vender carros. "Os 'donos' da rua não permitem o trânsito de veículos, atrapalham as pessoas que querem pegar ônibus ou que querem subir para a estação do metrô. Eu tentei ir ao Rei da Pamonha de carro para fazer uma compra e fui impedido de passar. Três pessoas com coletes informaram que eu teria que pagar R$ 20 para passar. Falei que estava indo ao Rei da Pamonha e não indo vender carro. Ele me respondeu informando que não interessava o motivo e me cobrou R$ 20 para passar com o carro, pois teria que pagar pela vaga”, disse ao BNews Roberto Silva, 43 anos, morador de Itapoan.

O denunciante afirma, inclusive, ter recebido diversas ameaças ao tentar registrar a bagunça no local. “Tentei tirar algumas fotos e filmar. Consegui fazer escondido, pois na primeira vez que peguei o celular e apontei na direção em que boa parte dos carros à venda estavam expostos, um dos 'capangas' me ameaçou. Disse que se me visse fotografando ou filmando que iria quebrar meu telefone e me tirar de lá a força. Foi muito constrangedor".

"Gostaria que a Prefeitura de Salvador tomasse as devidas medidas e investigasse o caso, pois vi algumas viaturas da Transalvador passarem por lá e nada fazerem. Tenho certeza que tem alguém tirando dinheiro em cima disso", finaliza Roberto. Pela dimensão e pela frequência com que a feira irregular acontece nas ruas do entorno do Parque de Exposições, todo mundo sabe da existência, menos o poder público. E se sabe não toma providências, uma vez que os vendedores de carros atuam livremente no local sem nenhuma intervenção.

Procurada, a assessoria da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur) afirmou que o caso não é de sua responsabilidade, uma vez que não são estabelecimentos comerciais fazendo uso do solo para comercialização de veículos, e sim pessoas físicas. A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) também foi procurada, mas ficou de verificar com o departamento jurídico antes de passar informações para a imprensa, o que não aconteceu até o fechamento desta matéria.

Após a publicação da matéria no BNews, a Semop tomou conhecimento da denúncia e informou que abriu um processo administrativo: PR -SEMOP-1671/2019 para apurar a referida denúncia.

Já a Transalvador enviou nota ao BNews esclarecendo que vai reforçar a fiscalização na localidade. “Cabe à Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) coibir os casos de infrações no trânsito da capital baiana. A Transalvador faz fiscalizações rotineiras para impedir práticas de estacionamento irregular em diversas áreas da cidade, inclusive na região mostrada nas fotografias. Os agentes do órgão vão reforçar a fiscalização no local para impedir qualquer abuso. O cidadão que presenciar quaisquer irregularidades ou ocorrências no trânsito, pode entrar em contato com a autarquia pelo Fala Salvador, número 156, ou pelo aplicativo Noa Cidadão”.

*Atualizada às 17h17

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp