Política

Leal diz que audiências no Congresso Nacional foram em defesa dos interesses da Bahia e do Nordeste

Reprodução
Presidente da AL-BA respondeu a matéria publicada pelo BNews nesta terça-feira  |   Bnews - Divulgação Reprodução

Publicado em 17/04/2019, às 15h13   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Em nota encaminhada ao BNews, o presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, deputado Nelson Leal (PP), esclareceu que a sua visita feita à Brasília para audiências no Congresso Nacional foram realizadas para tratar de assuntos específicos ao Estado.

No texto, encaminhado nesta quinta-feira (17), o pepista esclareceu que a viagem foi oficial e reuniu os presidentes das Assembleias Legislativas do Nordeste.

“A viagem ocorreu no exato momento em que a Comissão de Constituição e Justiça da Câmara iniciou a discussão da reforma da Previdência, para informar aos presidentes da Câmara, Rodrigo Maia, e do Senado, Davi Alcolumbre, do nosso frontal desacordo regional quanto alguns itens dessa matéria: redução do valor do Benefício de Prestação Continuada (BPC), a capitalização e a desconstitucionalização da Previdência. A CCJ pode concluir esta votação ainda hoje e, portanto, as audiências não podiam ser remarcadas".

"Além da perversidade social que a redução do valor do BPC gera, o seu impacto econômico na Bahia – e na região – é enorme, pois em nosso Estado, que lidera os índices econômicos e populacionais do Nordeste, 313 dos 417 municípios baianos recebem mais recursos da Previdência, através do BPC e da aposentadoria dos trabalhadores rurais, do que mesmo do Fundo de Participação dos Municípios, o FPM", disse.

Ainda de acordo com o chefe do legislativo ele cumpriu o seu deve em comparecer a audiência. "Seria inadmissível a ausência da Bahia, que, aliás, tem o governador Rui Costa como líder do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste. Nas conversas com Rodrigo Maia e Davi Alcolumbre também foram defendidas instituições que são muito importantes para o desenvolvimento do Norte/Nordeste, como o Banco do Nordeste, Chesf, Sudene, Sudam, Codevasf e Dnocs – sendo a maior ameaça a proposta de fusão do Banco do Nordeste com o BNDES, o que seria um desastre para a nossa economia regional".

"Sou um deputado assíduo e, quanto às votações de ontem, estavam sendo monitoradas permanentemente, através da nossa Mesa Diretora e com o líder do Governo na Casa, deputado Rosemberg Pinto”, completou.

Matéria relacionada:
Em dia de votação importante na AL-BA, Nelson Leal posa com senadores em Brasília

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp