Política

Rui critica corte no orçamento da Ufba: “Notícia desastrosa, absurda e descabida”

Paulo M. Azevedo/ BNews
Bnews - Divulgação Paulo M. Azevedo/ BNews

Publicado em 30/04/2019, às 10h46   Guilherme Reis e Bruno Luiz


FacebookTwitterWhatsApp

O governador Rui Costa saiu em defesa da Universidade Federal da Bahia (Ufba) e criticou nesta terça-feira (30) o corte de 30% no orçamento da instituição.

Ele lamentou que notícias como essa estão “virando rotina” no governo de Jair Bolsonaro. “Todos os dias vemos notícias desastrosas, absurdas e descabidas. É um negócio impressionante o que eles estão fazendo com o nosso país”, afirmou, durante evento de homenagem a Tiradentes patrono das Polícias Militares do Brasil. O ato faz parte das comemorações dos 194 anos da Polícia Militar da Bahia (PM-BA).

Rui ainda destacou a produção acadêmica da Ufba, lembrando que a universidade é reconhecida no país. “É inexplicável isso. O Brasil vive um momento muito difícil. O Ministério da Educação vai entrar no quinto mês e até agora parece que não começou o governo”, lamentou.

Segundo reportagem do jornal O Estado de S. Paulo, o ministro da Educação, Abraham Weintraub, afirmou que vai cortar recursos de universidades que não apresentarem desempenho acadêmico esperado e, ao mesmo tempo, estiverem promovendo “balbúrdia”. Para o ministro, além da Ufba, a Universidade Federal Fluminense (UFF) e a Universidade de Brasília (UnB) também se enquadram nesses critérios. 

Em entrevista ao BNews, o reitor da Ufba, João Carlos Salles, rebateu as motivações elencadas por Weintraub para bloquear o orçamento da instituição e disse que tomará as medidas cabíveis. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp