Política

Governistas especulam nome de presidente da CTB para comando da Embasa

Divulgação
Governistas ouvidos pelo BNews afirmam que José Eduardo Ribeiro Copello passou a ser cogitado nos últimos dias  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 07/05/2019, às 13h07   Bruno Luiz


FacebookTwitterWhatsApp

O presidente da Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB), José Eduardo Ribeiro Copello, tem tido o nome especulado para assumir o comando da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa).

Governistas ouvidos pelo BNews, que preferiram não se identificar, afirmaram que Copello passou a ser cogitado nos últimos dias. A CTB cuida de questões ligadas à construção do sistema metroferroviário de Salvador e Região Metropolitana no estado, acompanhando o serviço de gestão e operação do metrô, dos trens do Subúrbio e do projeto de implantação do VLT da capital baiana.

Uma fonte do governo afirmou à reportagem, inclusive, que os rumores envolvendo Copello começaram a reverberar entre setores da própria Embasa. No entanto, a mesma fonte ponderou que o presidente da CTB não preencheria os requisitos pretendidos pelo governador Rui Costa para o cargo, já que está no comando de um órgão estatal. O petista pretende colocar na Embasa um nome ligado ao mercado, mais próximo do setor privado, portanto, porque quer atrair uma Parceria Público-Privada para a empresa.

Por outro lado, enquanto presidente da CTB, Copello fiscaliza de perto a gestão do metrô pela concessionária CCR Metrô Bahia, uma experiência considerada exitosa entre setor público e privado no estado, algo que poderia torná-lo opção para a Embasa. 

Na base governista, os deputados são categóricos em dizer que não sabem quando Rui definirá a divisão de cargos restantes do segundo escalão. Com isso, ainda não é possível apontar quando o petista vai indicar o novo presidente da Embasa. E nem quem será. O que se sabe mesmo é que o nome será da cota pessoal dele, e não indicação partidária. A expectativa é de que Rui defina tudo quando voltar de sua viagem aos Estados Unidos.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp